Você esta aqui Home MDH celebra o Dia Nacional do Braille com implementação de políticas públicas

MDH celebra o Dia Nacional do Braille com implementação de políticas públicas

09/04/2018

O Dia Nacional do Sistema Braille é celebrado no dia 8 de abril. A data, de acordo o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini, destaca a promoção de políticas públicas. “Esta data tem o intuito de conscientizar a sociedade e exigir acessibilidade de empresas e serviços para implementar o Braille em, por exemplo, embalagens, cardápios e outros serviços”, afirma, recordando a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Uma conquista recente do Governo Federal foi a publicação, em março, de decreto que regulamenta o artigo 45 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência).

“Mais do que regulamentar a acessibilidade na rede hoteleira, o decreto põe em prática os princípios do desenho universal, que significa a concepção de produtos, ambientes e serviços a serem utilizados por quaisquer pessoas que possuam algum tipo de limitação”, relembra o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, responsável pela articulação anterior à publicação do decreto.

Origem

A data homenageia o brasileiro José Alvares de Azevedo, o patrono da Educação dos Cegos no Brasil. Nascido em 1834, cego e ávido por conhecimento, foi enviado a Europa aos 10 anos de idade para estudar no Instituto Real dos Jovens Cegos, em Paris, onde o sistema de escrita revolucionária de Louis Braille começava a ser experimentado.

Retornou ao Brasil, em 1850, com o propósito de difundir o sistema. E conseguiu: criou o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, posteriormente denominado de Instituto Benjamin Constant, em setembro de 1854.

De lá para cá, o sistema Braille é baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada – o que permite a representação tanto de letras como algarismos, sinais de pontuação e simbologias.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone