Campanha

Em 10 de dezembro do ano de 1948 foi publicado um dos instrumentos mais importantes do cenário político internacional. Em seus 30 artigos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) traduzia um ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações e, décadas depois, continua sendo uma referência mundial.

Em 10 de Dezembro do 2018 a Declaração Universal dos Direitos Humanos completará 70 anos. Para comemorar essa data, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) vem desenvolvendo Campanha com o objetivo de divulgar esse importante instrumento jurídico internacional, tornando acessível ao grande público brasileiro cada um dos seus 30 artigos.

Para tanto, foi criada uma Comissão responsável pela organização das atividades de celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no âmbito do Ministério dos Direitos Humanos - Comissão DUDH 70. Desde seu nascimento, em abril de 2018, a Comissão vem mobilizando e motivando órgãos governamentais de nível federal, estadual, distrital e municipal para que desenvolvam ações de promoção da temática de direitos humanos em suas respectivas áreas de atuação e de celebração do 70º aniversário da Declaração Universal.

Os órgãos colegiados vinculados às temáticas de direitos humanos, organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas, empresas e mídia também foram convidados a participar desta importante comemoração e estimular a promoção dos direitos humanos e a celebração do 70º aniversário da Declaração Universal.

Aqui você poderá se inteirar de diversas ações desenvolvidas e estimuladas pelo Ministério dos Direitos Humanos nesta importante comemoração e poderá baixar todo o material da Campanha (vídeos, cartazes, material educativo, dentre outros). Fique atendo às notícias e a nosso calendário de ações e festividades.

Selo personalizado dos Correios: Selos personalizados com a logomarca da Campanha dos 70 Anos, confeccionados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, estão sendo utilizados nas correspondências oficiais do Governo Federal ao longo de 2018.

Edição comemorativa dos 70 anos da DUDH na Revista Científica de Direitos Humanos: A Revista Científica de Direitos Humanos será um periódico semestral, criado e editado pelo Ministério dos Direitos Humanos com o objetivo de incentivar a elaboração e realizar a publicação de trabalhos científicos, de autores/as nacionais e internacionais, no âmbito das temáticas relacionadas à área dos Direitos Humanos e políticas públicas. A primeira edição da Revista terá como tema os 70 anos da DUDH e a chamada para a submissão de artigos vai até o dia 30 de agosto de 2018.

Submissão de artigos: Revista Científica de Direitos Humanos

Esta publicação tem a finalidade de reunir importantes temas, pautas de atuação deste MDH, e surge como oportunidade de incentivar a elaboração e a difusão de artigos científicos nacionais e internacionais, fortalecendo a cultura de paz e a promoção de valores de solidariedade e respeito às diversidades.

Publicação da declaração universal dos direitos humanos para o público infanto-juvenil: A publicação a ser lançada consiste na adaptação do texto da DUDH para uma linguagem mais adequada ao público Infanto-Juvenil. O escopo do projeto é disseminar o conteúdo da Declaração entre crianças e adolescentes, em uma linguagem acessível e interessante para este público. Disponibiliza-se, assim, poderosa ferramenta para o desenvolvimento de uma educação e cultura em Direitos Humanos, em um convite para pais, educadores, crianças e adolescentes refletirem e debaterem sobre o tema. 

Lançamento de cursos: O Programa Nacional de EAD em Direitos Humanos consiste na parceria entre MDH e ENAP para disponibilizar cursos vinculados à temática de Direitos Humanos na plataforma da escola de governo. Em junho de 2018, o Ministério dos Direitos Humanos lançou 2 cursos no âmbito desse projeto: Declaração Universal dos Direitos Humanos (10h) e Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (30h), importantes instrumentos de disseminação do que preceitua a DUDH. (colocar link dos cursos)

Corrida da cidadania: No intuito de mobilizar a disseminação da promoção de direitos humanos aliadas à prática esportiva, o evento da Corrida da Cidadania mobiliza os praticantes da corrida de rua de Brasília e adjacências em um evento esportivo que favorece a socialização.

A Corrida da Cidadania tem percursos de caminhada de 3Km e corrida de 5Km, com saída no Ministério dos Direitos Humanos, contorno do Eixo Monumental e chegada na praça do Museu da República. Este evento faz parte das comemorações pelo 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e será finalizado com a exibição da campanha nas paredes do Museu da República, como um verdadeiro cinema ao ar livre.

O evento visa mobilizar cerca de 1.000 (mil) participantes e tem um papel a cumprir que vai além dos objetivos esportivos, pois promoverá a interação de todos os públicos, garantindo a presença do público feminino, LGBT, pessoa com deficiência, idosa e toda diversidade étnica, etária e cultural do povo brasileiro.

Este projeto proporciona uma nova perspectiva no cenário esportivo nacional, que vai desde a inclusão social até a contribuição para a formação de atletas na modalidade.

Mostra Cinema de Direitos Humanos: A Mostra Cinema e Direitos Humanos ocorre anualmente e é um importante instrumento de promoção dos Direitos Humanos. Ela consiste na exibição, em todas as capitais brasileiras, de filmes vinculados a esta temática. Este ano, o tema da Mostra é os 70 anos da DUDH e ela está prevista para iniciar as exibições em dezembro. Confira em nosso calendário de ações e festividades quando haverá exibição em sua cidade. 

Prêmio Direitos Humanos: O Prêmio Direitos Humanos é uma honraria concedida, desde 1995, pelo Governo Federal a pessoas e organizações cujos trabalhos em prol dos direitos humanos sejam merecedores do reconhecimento e destaque por toda a sociedade. No 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Prêmio pretende ser um importante instrumento de mobilização da sociedade brasileira para difusão de seu conteúdo. A solenidade de entrega do Prêmio, no Palácio do Planalto, em 10 de dezembro de 2018, será uma das atividades de coroamento das comemorações pelos 70 anos da Declaração.

Semana dos Direitos Humanos: A Semana de Direitos Humanos ocorrerá entre 10 e 14 de dezembro e será o auge da programação de comemoração dos 70 anos da DUDH. Durante esta semana, serão posicionados 30 Banners com os artigos da DUDH ao longo da Esplanada dos Ministérios. Estão previstos, dentre outros, seminários, publicações, apresentações culturais e a entrega do Prêmio Direitos Humanos.

Reportar erro