Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Criada em 2006 como uma das ações estratégicas do Ministério dos Direitos Humanos para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo da última década e, atualmente, ocorre em todas as capitais federais do Brasil.

A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

A garantia de continuidade da Mostra é uma das ações programáticas previstas no Eixo Orientador V “Educação e Cultura em Direitos Humanos” do Programa Nacional de Direitos Humanos – 3.

Ao longo deste período, a Mostra expandiu em alcance e em escopo – da América do Sul para o Hemisfério Sul, e no Mundo, além de contar com cerca de 1 mil de difusão pelo país a cada edição, assumindo assim um caráter descentralizador e democrático.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos, com diversas parcerias nacionais, estaduais e municipais.

Conheça o site da Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Reportar erro