Você esta aqui Home Notícias 2017 Dezembro Prazo para participação na seleção virtual para o Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) no Conanda termina no dia 10

2017

Dezembro

Prazo para participação na seleção virtual para o Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) no Conanda termina no dia 10

05/12/2017

Um debate virtual sobre a questão: “Como seria o mundo se os adolescentes participassem e fossem ouvidos?” selecionará 10 dos 47 adolescentes que comporão o Comitê. As ideias mais apoiadas e o volume de participação no debate definem os vencedores. Para participar basta acessar: https://participa.direitosdacrianca.gov.br.

 

Termina no próximo dia 10/12 o prazo para os adolescentes de todo o Brasil participarem da Seleção Virtual para o Comitê de Participação de Adolescentes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o CPA.  A seleção virtual, iniciada no dia 09/10, ocorrerá em duas etapas e, para tanto, foi criado um ambiente virtual que, a partir do debate acerca da pergunta: Como seria o mundo se os adolescentes participassem e fossem ouvidos?”, selecionará 10 dos 47 adolescentes que participarão, em caráter consultivo, do Conselho.

Para conquistar uma vaga no CPA o adolescente deverá ter suas ideias apoiadas pelos demais participantes, assim como apoiar outras boas ideias de forma a acumular pontos e assim passar para a próxima etapa. Vencem, portanto, os adolescentes com mais engajamento no debate.  A ideia é que a tecnologia desenvolvida não sirva só para a seleção virtual, mas também como ferramenta de participação para uso do Comitê após a sua formação.

Outras duas seleções: estaduais e distrital e por edital de chamamento público para a diversidade também serão formas de concorrer às vagas no Comitê. A iniciativa do Conanda tem como objetivo, executar a Resolução nº 191 do colegiado, que dispõe sobre a participação de adolescentes no Conselho Nacional, estimulando o protagonismo e a participação social de adolescentes na política da qual eles são os beneficiários.

Para o presidente do Conanda, Marco Antonio Soares, “o CPA é fundamental e estratégico para que possamos aprofundar a democracia em todas as instâncias. Esse Comitê representará o fortalecimento da política para a criança e o adolescente, porque falar de criança e adolescente sem ouvi-los seria uma contradição. Esse é um grande passo e um orgulho para o Conanda. Esperamos que o país se mobilize para que muitos adolescentes participem e que o CPA funcione e seja efetivo”,  ressaltou.

Entenda as duas etapas da Seleção:

Acesse: https://participa.direitosdacrianca.gov.br/

Etapa 1 - Na primeira etapa, crianças e adolescentes que acessarem:

https://participa.direitosdacrianca.gov.br/ lançarão propostas dentro do tema "Como seria o mundo se os adolescentes participassem e fossem ouvidos". Cada voto feito em comentários de outros participantes e votos positivos recebidos em seus próprios comentários rende pontos. Os adolescentes terão, nesta primeira etapa, que acumular pontos de engajamento e participação no aplicativo. Os 40 adolescentes com mais pontos passam para a 2ª etapa da seleção.

Etapa 2 - Na segunda etapa, os participantes terão de criar um vídeo debatendo o mesmo tema da primeira fase e poderão publicar em suas próprias redes sociais (Youtube, Instagram, Facebook). Os 10 adolescentes que tiverem vídeos que com mais likes (votos positivos) serão os eleitos para o CPA, seguido por mais 10 participantes que serão suplentes. Já os outros vinte formarão um grupo de comunicadores que poderão ser convidados para alguns dos eventos e debates realizados pelo Conanda.

Serviço:

O quê: Seleção virtual de 10 adolescentes para compor o Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda

Quando: De 09/11/2017 a 10/12/2017

Quem pode se candidatar: adolescentes de todo o Brasil podem participar dos debates, portanto: defenda as suas ideias!!! (para compor o Comitê serão selecionados adolescentes entre 12 e 16 anos)

Participe pelo site: https://participa.direitosdacrianca.gov.br/

Contato: participacpa@mdh.gov.br

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone