Você esta aqui Home Notícias 2017 Dezembro Representantes de populações ribeirinha e extrativista participam de debate sobre documentação básica

2017

Dezembro

Representantes de populações ribeirinha e extrativista participam de debate sobre documentação básica

06/12/2017

A Secretaria Nacional de Cidadania realizou nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro o evento “Diálogos sobre Identidade, Cidadania e documentação: subsídios para elaboração de diretrizes de atendimento de registro civil de nascimento e documentação básica”, em Brasília. Esta edição do encontro avaliou demandas e necessidades da população ribeirinha e extrativista.

Com o intuito de melhorar a divulgação e fazer ações para ampliação do acesso à documentação básica, o Subcomitê Técnico Permanente de Políticas de Erradicação do Subregistro Civil de Nascimento e Acesso à Documentação Básica para Grupos e Populações Tradicionais e Específicas vem realizando oficinas de trabalho focadas no público prioritário, de acordo com as necessidades de cada grupo.

Participaram do evento representantes da sociedade civil e membros de comunidades que historicamente têm pouco acesso à documentação básica. Eles se reuniram em uma série de debates e trabalhos em grupos. O Coordenador-Geral de Promoção do Registro Civil de Nascimento, Thiago Almeida Garcia, abriu o encontro falando dos avanços na área: “Saímos de uma média de 15% de subregistro, crianças que não tinham garantido seu direito humano no momento de nascimento e de 10 anos para cá chegamos a uma média de 1%.”, afirmou.

O Diálogo com as populações ribeirinha e extrativista é a terceira oficina de trabalho realizada nessa perspectiva. Em agosto de 2017, foi realizada oficina de trabalho com representantes da população quilombola e, em setembro do mesmo ano, da população em situação de rua.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone