Você esta aqui Home Notícias 2017 Julho Secretário Executivo e Secretária Nacional de Direitos Humanos visitam unidade de análise forense em SP

2017

Julho

Secretário Executivo e Secretária Nacional de Direitos Humanos visitam unidade de análise forense em SP

27/07/2017

O Secretário Executivo do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), Johaness Eck, e a Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Flávia Piovesan, visitaram hoje o Centro de Arqueologia e Antropologia Forense (CAAP) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A unidade integra as atividades do Grupo de Trabalho Perus (GTP), ligado à Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) e ao MDH. A presidente da CEMDP, Eugênia Gonzaga, também participou da visita.

As autoridades fizeram a visita completa no laboratório, visualizando as etapas de análise, desde a abertura das caixas, a limpeza do material, a análise das ossadas, a revisão e o corte para DNA. Além disso, os técnicos apresentaram os procedimentos e os protocolos usados pelo Grupo de Trabalho Perus, além da apresentação dos resultados parciais do trabalho da unidade.

Sobre o Grupo de Trabalho Perus

Em 1990, foi descoberta uma vala clandestina no Cemitério Dom Bosco (conhecido como Cemitério Público Municipal de Perus), em São Paulo, contendo 1.049 ossadas humanas. O entendimento é de que estes seriam os restos mortais de pessoas desaparecidas durante o período da ditadura militar no Brasil, militantes políticos assassinados e vítimas da violência no regime secretamente enterradas no local.

Uma equipe multidisciplinar formada por pesquisadores e especialistas em várias áreas relacionadas à antropologia forense trabalha na identificação das vítimas.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone