Você esta aqui Home Notícias 2017 Novembro 20 de novembro: Dia de luta e reflexão

2017

Novembro

20 de novembro: Dia de luta e reflexão

20 de novembro: Dia de luta e reflexão

Ocupar todos os espaços! #pretoélindo #pretaélinda

20/11/2017

O Brasil celebra em 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra, instituído oficialmente pela lei n° 12.519/2011 em referência a Zumbi dos Palmares, líder quilombola e símbolo da luta pela liberdade e valorização do negro. A data é vista como um marco para que todos reflitam sobre a real situação dos afro-brasileiros no país.

Segundo o secretário nacional de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, a data tem mais a ver com reflexão do que com comemoração. “Zumbi dos Palmares é um líder que todo negro deve admirar e ser grato. Pelo seu espírito de luta e coragem, pudemos conquistar direitos, ganhar mais respeito e dignidade. Ele soube resistir perante a opressão e contribuiu para que a realidade do negro fosse mudada. Entretanto, devido a todos os problemas que nós negros ainda temos, estamos longe de onde devemos estar,” afirmou.

Neste sentido, o secretário destaca a importância da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), atualmente vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos (MDH). Criada em 2003, a Seppir tem a finalidade de formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial. O órgão utiliza como referência política o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010).

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone