Você esta aqui Home Notícias 2017 Outubro RAADH: Brasil recebe representantes dos países do Mercosul para encontro sobre políticas em direitos humanos

2017

Outubro

RAADH: Brasil recebe representantes dos países do Mercosul para encontro sobre políticas em direitos humanos

16/10/2017

O Brasil vai sediar a 30ª edição da Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados (RAADH). O encontro acontece em Brasília, entre os dias 23 e 27 de outubro, organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Participam do evento diplomatas, especialistas e representantes da sociedade civil organizada dos 11 países do bloco.

O evento inclui nove reuniões de grupos de trabalho e comissões permanentes, debatendo os principais desafios temáticos na pauta com o recorte regional. Estão neste conjunto debates sobre políticas para Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas, Educação e Cultura em Direitos Humanos, Memória, Verdade e Justiça, Pessoas com Deficiência, População LGBTI; Discriminação, Racismo e Xenofobia, Gênero e Direitos das Mulheres e Comunicação e Direitos Humanos.

O último dia da conferência reúne autoridades ministeriais dos onze países participantes para referendar as políticas, projetos e iniciativas articuladas nas reuniões setoriais. A Ministra dos Direitos Humanos do Brasil, Luislinda Valois, preside a reunião.

Além dos encontros de autoridades e pontos focais temáticos, a reunião inclui, quatro seminários temáticos. A proposta destas reuniões é promover debates específicos de cada pauta com especialistas e representantes da sociedade civil. Há encontros neste molde para debater boas práticas de acesso à justiça para pessoas idosas, os avanços do Caso Perus, na área de Memória e Verdade, as políticas públicas de dispensação de órteses e próteses para pessoas com deficiência e discriminação e racismo. As atividades não são abertas ao público.

Presidência pro tempore brasileira

Desde o dia 21 de julho deste ano, o Brasil exerce a presidência rotativa do Mercosul, com a responsabilidade de operacionalizar e conduzir as principais atividades do bloco regional. Entre essas atribuições está a organização da RAADH, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

 

Serviço: Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul (RAADH)

De 23 a 27 de outubro, Brasília

Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Palácio Itamaraty.

Atendimento à Imprensa:

Ministério de Direitos Humanos: Assessoria de Comunicação

imprensa@mdh.gov.br - (61) 2025-7043

Comissões permanentes (CP) e Grupos de Trabalho (GT):

- CP Niñ@Sur

- CP Gênero e Direitos Humanos das Mulheres

- CP Memória, Verdade e Justiça

- CP LGBTI

- CP Educação e Cultura em Direitos Humanos

- CP Discriminação Racismo e Xenofobia

- CP Promoção e Proteção dos Direitos de Pessoas com Deficiência

- CP Promoção e Proteção dos Direitos das Pessoas Idosas

- GT Comunicação em Direitos Humanos

 

Seminários:

- Seminário da Comissão Promoção e Proteção dos Direitos das Pessoas Idosas: Boas Práticas sobre Políticas de Acesso a Justiça

- Seminário da Comissão Memória, Verdade e Justiça: o caso Perus

- Seminário Comissão Promoção e Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência - políticas públicas de dispensação de órteses e próteses

- Seminário da Comissão Permanente Discriminação, Racismo e Xenofobia

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone