Você esta aqui Página Inicial Notícias 2018 Abril Brasil incorpora Dia da Conscientização do Autismo no calendário das datas nacionais

2018

Abril

Brasil incorpora Dia da Conscientização do Autismo no calendário das datas nacionais

16/04/2018

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, sancionou na última sexta-feira (13) o decreto que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. Esta foi a primeira ação da ministra no exercício da Presidência da República, após reunião com o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.

“Uma das nossas principais tarefas é garantir que pessoas com qualquer tipo de deficiência tenham seus direitos reconhecidos. Com o autismo não poderia ser diferente. Conscientizar é o primeiro passo neste trabalho”, afirmou o Ministro.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em 2007, dedicando o dia 2 de abril a atividades de conscientização e informação sobre os chamados Transtornos do Espectro Autista (TEA).

Sobre o Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. O diagnóstico definitivo é dado após os 3 anos de idade, mas os sintomas podem ser observados antes disso e os cuidados podem ser iniciados de imediato. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com o transtorno.

Para efeitos legais, os autistas são considerados pessoas com deficiência. De acordo com a Lei nº 12.764/12, é direito da pessoa com TEA o acesso a ações e serviços de saúde, incluindo identificação precoce, atendimento multiprofissional, terapia nutricional, medicamentos e informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone