Você esta aqui Home Notícias 2018 Abril Ministro Gustavo Rocha recebe comissão que acompanha investigação do assassinato de Marielle Franco

2018

Abril

Ministro Gustavo Rocha recebe comissão que acompanha investigação do assassinato de Marielle Franco

Ministro Gustavo Rocha recebe comissão que acompanha investigação do assassinato de Marielle Franco

Comissão externa é recebida pelo Ministério dos Direitos Humanos

11/04/2018

O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, recebeu na tarde desta quarta-feira (11) a comissão externa criada na Câmara dos Deputados para acompanhar as investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes – ocorrido há um mês. Coordenada por pelo deputado Jean Wyllys (PSol-RJ), a comissão questionou as medidas adotadas pelos Programas de Proteção de Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) e de Vítimas e Testemunhas (Provita).

O ministro colocou-se à disposição da comissão e destacou que o MDH está preocupado em reestruturar o Provita no estado, frisando que tem pleiteado mais recursos junto ao gabinete de intervenção no Rio de Janeiro a fim de conseguir proteção às pessoas em situação de risco. “Todos os que têm procurado o programa estão sendo acolhidos”, garantiu o ministro.

“No Rio de Janeiro, também estamos atuando com o ObservaRIO (Observatório de Direitos Humanos da Intervenção Federal na Segurança Pública), a nossa proposta para verificar se os direitos humanos estão sendo respeitados e garantidos no processo”, esclareceu ele.

Em relação aos defensores de direitos humanos, o ministro Gustavo Rocha informou aos parlamentares que articulou a liberação de R$ 5 milhões, em março, para incrementar o Programa Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH). Além desse valor, o ministro também está pleiteando mais R$ 3 milhões para aprimoramento do programa.

Além do deputado Jean Wyllys, compuseram o encontro, pela comissão externa os deputados e deputadas Benedita da Silva (PT-RJ), Janete Capiberibe (PSB – AP), Jandira Feghali (PCdo B – RJ ), Jô Moraes (PC do B – MG) e Glauber Braga (PSOL-RJ). Pelo MDH, estiveram presentes o secretário-executivo, Engels Muniz; e o secretário Nacional de Cidadania substituto, Herbert Barros.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone