Você esta aqui Home Notícias 2018 Abril Secretário executivo do MDH participa de reunião do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT

2018

Abril

Secretário executivo do MDH participa de reunião do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT

11/04/2018

Foi realizada nesta quarta-feira (11), em Brasília, a abertura da 44ª reunião do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT), colegiado que faz parte da Secretaria de Cidadania e que integra a estrutura do Ministério dos Direitos Humanos (MDH). Com conselheiros da sociedade civil e do Governo, as discussões giram em torno do enfrentamento à LGBTfobia.

Representando o ministro Gustavo Rocha, o secretário-executivo do MDH, Engels Muniz, reiterou na abertura do evento o compromisso do governo com a pauta LGBT. “Pretendemos colocar tal tema no patamar que ele deve ocupar de fato. Para isso, é fundamental que entendemos que devemos caminhar juntos, em convergência”, destacou, expondo que todos os assuntos tratados devem ser transformados em política pública.

“A pauta LGBT é de extrema importância no nosso planejamento. Buscamos efetividade das ações para o movimento e entendemos que o papel do Estado é de parceria. A ideia é acolher as necessidades aqui expostas para levarmos todas as reivindicações até onde elas têm de chegar”, frisou o secretário-executivo.

Diante da chegada da nova gestão do MDH, os conselheiros destacaram a importância do diálogo e da ampliação do orçamento destinado à atuação do conselho. O fundamento é de que as ações podem vir a ser realizadas com mais eficiência, podendo atingir todo o país. Tal aumento, inclusive, “é capaz de modificar e até de coibir as diversas formas de violência e violações que a população LGBT sofre”, compartilhou um dos conselheiros.

Também estiveram presentes o secretário substituto de Cidadania Herbert Barros, a coordenadora do Conselho Nacional LGBT, Kátia Guimarães; o presidente do Conselho, Washington Dias; o secretário-executivo dos Conselhos do MDH, Rlick Santos; e a vice-presidente do Conselho e a Diretora de Promoção dos Direitos de LGBT, Marina Reidel.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone