Você esta aqui Página Inicial Notícias 2018 Janeiro 29 de janeiro - Dia Nacional da Visibilidade Trans

2018

Janeiro

29 de janeiro - Dia Nacional da Visibilidade Trans

30/01/2018

No dia 29 de janeiro, o Movimento LGBT brasileiro celebra o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais (ou Dia da Visibilidade Trans). Em alusão à data, movimentos sociais e governos realizam eventos para debater a visibilidade trans e o combate à violência contra esse segmento populacional que, dentro das identidades LGBT, é o que carrega maior estigma e preconceito, resultando em maior violência e discriminação.

Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA, organização que compõe o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT – CNCD/LGBT, em 2017 ocorreram 179 assassinatos de travestis e pessoas trans no Brasil.

Esse é um dado alarmante, que demonstra uma situação de crescente violência sofrida por travestis e pessoas trans e que precisa ser combatido pela sociedade brasileira e pela ação governamental de todas as esferas.

A aprovação de projetos de lei que tratem sobre o direito à identidade de gênero, no Congresso Nacional se fazem urgentes para combater a transfobia e reconhecer direitos negados a travestis e pessoas trans.

Para celebrar a data e debater sobre o assunto, o Ministério dos Direitos Humanos realizará o lançamento do vídeo institucional “Histórias de Vida e Superação de Travestis e Transexuais” no próximo dia 31 de janeiro de 2018. O vídeo faz parte da Campanha “Deixe Seu Preconceito de Lado, Respeite as Diferenças” realizada pelo Governo Federal.

Compartilhar

Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone