Notícias

Disque 100 completa 15 anos

publicado: 06/12/2018 15h36, última modificação: 06/12/2018 15h36

Nesta quinta-feira (6), o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) celebra o aniversário de 15 anos do Disque 100 – Disque Direito Humanos. Oferecido pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos/MDH, o serviço é gratuito, com funcionamento 24h por dia, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

“Além de ser um canal acessível, onde as pessoas podem denunciar violações e interromper ciclos de violência, o Disque 100 é fundamental para a formulação de políticas públicas voltadas aos segmentos que enfrentam vulnerabilidade social”, afirma o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.

Para demandar a ferramenta, as ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. O serviço pode ser considerado como “pronto-socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas aos seguintes grupos e/ou temas: crianças e adolescentes; pessoas idosas; pessoas com deficiência; pessoas em restrição de liberdade; população LGBT; população em situação de rua; discriminação étnica ou racial; tráfico de pessoas; trabalho escravo; terra e conflitos agrários; moradia e conflitos urbanos; violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais; violência policial; violência contra comunicadores e jornalistas; violência contra migrantes e refugiados.

Acesse os dados do Disque 100

Reportar erro