Notícias

MDH abre seleção para premiar pessoas e ações em Direitos Humanos

publicado: 14/06/2018 20h10, última modificação: 15/06/2018 18h19
Inscrições devem ser feitas por formulário até o dia 2 de julho
22º Prêmio de Direitos Humanos (2018)

No ano em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos, o Governo Federal, por intermédio do Ministério dos Direitos Humanos, divulga edital de seleção de ações, propostas ou pessoas que se destacam em 15 categorias de atuação. Trata-se de prêmio “Direitos Humanos”, com processo seletivo iniciado a partir de publicação realizada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14).

Acesse o edital de seleção

Poderão concorrer pessoas físicas ou jurídicas que possuam histórico de atuação com desenvolvimento de ações relevantes entre 2016 e 2018. Práticas inovadoras, relevância dos trabalhos e diversidade de temas também serão levados em conta pela comissão de julgamento – designada pelo ministro Gustavo Rocha e presidida pelo secretário-executivo, Engels Muniz.

Serão premiadas 15 categorias, quais sejam: promoção e defesa dos direitos humanos; educação em direitos humanos; crianças, adolescentes e jovens; pessoas idosas; mulheres; pessoas com deficiência; igualdade étnica e racial; indígenas e povos tradicionais; diversidade sexual e de gênero (LGBTI); terra e conflitos agrários; moradia e conflitos urbanos; polícia, segurança pública e sistema penitenciário; migrantes e refugiados; liberdade religiosa; outras ações diretamente relacionadas aos direitos humanos de pessoas ou grupos vulneráveis.

Os agraciados serão contemplados com um certificado e/ou uma obra de arte. Para participar da seleção, os interessados devem enviar, até o dia 2 de julho de 2018, proposições mediante o preenchimento deste formulário eletrônico.

A cerimônia de premiação está marcada para o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), data na qual haverá solenidade comemorativa dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Mais informações: premio2018@mdh.gov.br

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
registrado em:
Reportar erro