Notícias

Representantes do MDH participam do Seminário Nacional Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

publicado: 28/11/2018 18h31, última modificação: 28/11/2018 18h36

Representantes da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), participaram do Seminário Nacional Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), neste domingo e segunda-feira (25 e 26), em Brasília. Dentre os palestrantes do MDH, o diretor do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa Idosa, Fábio Mossab Bruni, e a coordenadora-geral de Política de Envelhecimento Ativo e Saudável, Márcia Gebara.

Segundo o diretor Fábio Bruni, as ações do MDH são fundamentais para que haja a capilarização da Estratégia junto aos Conselhos Municipais do Idoso, como condição indispensável à adesão e ao controle social de todas as ações realizadas. “Além disso, o acompanhamento da realização de campanhas de comunicação, baseada na convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos e a fiscalização das entidades de atendimento a Pessoa Idosa (ILPIs), integram o escopo da atuação cooperativa do MDH”, destacou.

De acordo com Márcia Gebara, “a Estratégia prevê ações na perspectiva de maximizar a efetivação do Estatuto do Idoso, fortalecer os Conselhos de Direitos dos Idosos, dar voz à pessoa idosa para atuar como protagonista na melhoria da qualidade de seu envelhecimento, além da entrega dos selos de reconhecimento aos municípios mais amigos da Pessoa Idosa, e da mobilização dos gestores para a  promoção de políticas para a população idosa”. “Cinco estados e 311 municípios, além do Distrito Federal, já aderiram à Estratégia, seguindo a orientação da promoção do envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável da pessoa idosa”, considerou a coordenadora-geral.

Reportar erro