Notícias

Ministério lança 1° Prêmio Literário da Pessoa Idosa

publicado: 10/10/2018 18h34, última modificação: 15/10/2018 11h36
Prêmio Literário

O Ministério dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, lançou nesta terça-feira (10), o 1º Prêmio Literário da Pessoa Idosa do MDH, na Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga - Funsai, em São Paulo. A instituição abriga um centro de convivência para pessoas idosas. Inédito no âmbito da Administração Pública Federal, esse concurso de crônicas tem como proposta incentivar a produção literária e contribuir para o envelhecimento ativo e saudável.

O concurso literário foi idealizado no intuito de promover e resgatar a memória, além de valorizar a experiência da pessoa idosa. De acordo com o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Rogério Ulson, o objetivo é mobilizar a sociedade para o fortalecimento e promoção de políticas públicas em direitos humanos direcionadas às pessoas idosas.

Com seus 96 anos, Maria Gabriela Fraceschini Vaz de Almeida, presidente da Funsai, destacou que o lançamento do Prêmio Literário na instituição, localizada no Bairro Ipiranga, é significativa. Segundo ela, o bairro possui a maior circulação de idosos do município de São Paulo, cidade mais populosa do Brasil. Com 122 anos de existência, a Instituição atende mais de 700 pessoas idosas, oferecendo alfabetização, aulas de história e mitologia grega, aulas de danças, além de contar com uma Oficina de Memórias, momento de compartilhamento de experiências das pessoas idosas que vivem na região.

Inscrições e mais informações pelo e-mail premioliterario@mdh.gov.br .

Acesse o edital

Reportar erro