Notícias

ObservaRio define ações para realizar mesa de diálogos com a participação da sociedade civil

publicado: 27/09/2018 16h24, última modificação: 25/10/2018 15h50
ObservaRio define ações para realizar mesa de diálogos com a participação da sociedade civil

ObservaRio define ações para realizar a“Mesa de Diálogos – Intervenção Federal sob a Ótica de Direitos Humanos.(Foto: Luiz Alves/MDH).

A fim de organizar a “Mesa de Diálogos – Intervenção Federal sob a Ótica de Direitos Humanos”, membros do ObservaRio (Observatório de Direitos Humanos da Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro) se reuniram nesta quinta-feira (27), no Ministério dos Direitos Humanos (MDH), em Brasília. Durante o 6º encontro, os participantes discutiram agendas, além de planejar uma ação para conhecer o novo planejamento estratégico do Gabinete da Intervenção. A atividade foi conduzida pelo secretário executivo adjunto do MDH, Marcelo Varella.

A Mesa de Diálogos inaugura uma proposta de interlocução entre órgãos governamentais, sistema de justiça e sociedade civil, com a finalidade de escutar representantes da população sobre questões referentes à intervenção federal, em uma perspectiva de direitos humanos.

“Oferecer um espaço de fala para a população que tem vivenciado cotidianamente os impactos da violência no Rio de Janeiro e as consequências de morar em um estado submetido à intervenção federal na segurança pública é primordial para o estabelecimento de canais de diálogo, fortalecimento e promoção de ações voltadas aos direitos humanos”, informa o projeto.

ObservaRio

Formulado no âmbito do MDH, o ObservaRio acompanha as atividades da intervenção federal no Rio de Janeiro, além de manter instrumentos e estratégias para a garantia dos direitos humanos nas ações de restabelecimento da segurança pública no estado. Os nove membros do Observatório e seus suplentes foram escolhidos entre representantes da sociedade civil e servidores do Ministério.

Reportar erro