Notícias

Ministério lança campanha voltada à proteção de crianças e adolescentes no Carnaval

publicado: 20/02/2019 10h44, última modificação: 26/02/2019 18h27

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), disponibilizou nesta quarta-feira (20) as peças da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval. Com o tema “Respeitar. Proteger. Garantir – todos juntos pelos direitos da criança e do adolescente”, a ação tem como objetivo conscientizar a população a denunciar qualquer situação de violência, especialmente a exploração sexual, o trabalho infantil e o uso de álcool e drogas por crianças e adolescentes. Além disso, busca alertar para o combate à violação de direitos de meninos e meninas em situação de rua e para os riscos de desaparecimento de crianças.

Essas são as violações mais comuns contra crianças e adolescentes em períodos de grande movimentação turística no país. Para alertar sobre os casos suspeitos, os cidadãos podem utilizar o Disque 100 (Disque Direitos Humanos). Além da ligação gratuita, o serviço também pode ser acionado por meio do aplicativo Proteja Brasil e site Humaniza Redes.

"É importante aproveitar a folia respeitando, protegendo e garantindo os direitos de crianças e adolescentes", afirma a secretária Petrúcia de Melo Andrade.

Disque 100

A ferramenta pode ser considerada como “pronto-socorro” dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

Carnaval 2019 - Faça o download das peças:

Adesivo

Adesivo de carro

Banner

Boné

Camiseta I

Camiseta II

Cartaz

Folder1

Folder2

Imã de geladeira

Leque

Reportar erro