Conciliação família-trabalho e projeção social e econômica

 

Antecedentes e Consequências dos Conflitos entre Trabalho e Família - A interface entre trabalho e família tem atraído a atenção de pesquisadores ao longo das últimas três décadas (Greenhaus, 2008). Transformações no contexto do trabalho e uma maior preocupação com o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional têm contribuído para ampliar o interesse pelo tema.

Balance trabajo-familia: Cultura, nivel de conflicto y voluntad de permanencia en la empresa - El balance trabajo-familia ha sido ampliamente estudiado por la literatura referida a la gestión humana. La búsqueda de dicho balance está asociada a prácticas de retención del talento.

Conflito Trabalho-família: Um Estudo sobre a Temática no Âmbito Brasileiro - O texto tece considerações sobre o conflito trabalho-família, elaborado após revisão narrativa. Foram acessados 18 artigos, publicados entre 2010 e 2015, na base de dados Scielo, utilizando-se os descritores “trabalho”, “família” e “conflito” e seis dos artigos trataram do tema central.

Conflito trabalho-família em executivos: uma revisão sistemática de 2009 a 2014 - Objetiva-se apresentar uma revisão sistemática da publicação científica nacional e internacional sobre o conflito trabalho-família em executivos entre 2009 e 2014. Para esta revisão foram consultadas três bases indexadoras: PsycINFO, Periódicos CAPES e Scopus. 

Conflito Trabalho-Família: Um Estudo de Casos Múltiplos com Mulheres Trabalhadoras -  O objetivo deste artigo é analisar as fontes de conflito trabalho-família vivenciado por mulheres trabalhadoras do setor industrial, de acordo com as dimensões tempo, tensão e comportamento propostas por Greenhaus e Beutell (1985), aspectos que se relacionam às dinâmicas familiares.

Conciliação Trabalho/Família em Organizações de Excelência - O presente trabalho identifica as práticas de conciliação trabalho/família adotadas por organizações de excelência e analisa o potencial papel impulsionador da Qualidade Total, enquanto filosofia de gestão que valoriza o envolvimento dos colaboradores.

Corresponsabilidad familiar y el equilibrio trabajofamilia: medios para mejorar la equidad de género - Tradicionalmente, las mujeres han tenido la responsabilidad por el llamado trabajo reproductivo –esto es, el cuidado de la casa y de quienes en ella habitan– como diferenciado del trabajo productivo, que implica intercambios monetarios en el mercado, que estaba reservado a los varones.

Exigências Familiares e do Trabalho: Um equilíbrio Necessário para a Saúde de Trabalhadores e Organizações - O presente artigo objetiva, por meio de um ensaio teórico, promover a reflexão sobre os novos papéis desempenhados pelas pessoas nas famílias, no trabalho e na sociedade em geral. Pautado em artigos e dados da literatura científica, aborda as transformações na sociedade contemporânea atreladas a mudanças no mundo do trabalho e nas relações familiares, com foco no desequilíbrio na relação família-trabalho.

Extravasamento trabalho-família: quando é que as condições de trabalho contribuem para práticas maternas abusivas? - Na análise do equilíbrio trabalho-família, tem-se salientado o efeito de extravasamento (spillover). Neste estudo, realizado por entrevista semiestruturada a uma amostra de 102 mães portuguesas (incluindo 79 sinalizadas por mau trato e negligência), abordam-se os impactos da situação profissional das mães nas práticas parentais abusivas.

La conciliazione famiglia lavoro -  Il cammino di definizione dell’identità adulta è soggetto, per le caratteristiche intrinseche e per i mutamenti attraversati dalla società contemporanea, a un processo di complessificazione che investe primariamente, sconvolgendole, le sue dimensioni fondamentali: la famiglia e il lavoro.

Percepções parentais acerca dos conflitos e benefícios associados com a gestão da família e do trabalho - O presente estudo teve como objetivo analisar a existência do possível conflito entre a gestão da vida profissional e familiar, analisando variáveis sociodemográficas características das famílias em estudo. Participaram 532 famílias bi-parentais, em que ambos os pais trabalham, com crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos de idade oriundas de vários distritos de Portugal continental.

Pesquisas de uso do tempo no Brasil: contribuições para a formulação de políticas de conciliação entre trabalho, família e vida pessoal -  Às mulheres, histórica e culturalmente, sempre coube a responsabilidade pelos cuidados com a casa e com a família. Este trabalho, realizado no espaço doméstico de maneira não-remunerada e não contabilizado como trabalho no Brasil, ainda é visto como atribuição natural das mulheres, independentemente de sua idade, condição de ocupação e nível de renda.

Práticas de conciliação e satisfação no trabalho: mediação da facilitação do trabalho na família -  Este estudo investigou o efeito que a disponibilização de práticas conciliadoras do trabalho e da família por parte das organizações tem na satisfação que os trabalhadores experienciam com o seu trabalho; também analisou o papel que a facilitação do trabalho na família desempenha enquanto mediadora da relação entre estas variáveis. Os dados foram obtidos mediante a participação de 342 sujeitos, 171 casais, casados ou vivendo maritalmente, os quais responderam a um questionário.

Revista Psicologia: Organizações e Trabalho - O presente trabalho objetivou caracterizar as interfaces estabelecidas entre o trabalho e a família em uma amostra brasileira e identificar alguns de seus preditores. Participaram do estudo 446 trabalhadores de diferentes organizações e ocupações.

Trabajo y Familia: Hacia nuevas formas de conciliación con corresponsabilidad social -   Las publicaciones de la Oficina Internacional del Trabajo y del Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo gozan de la protección de los derechos de propiedad intelectual en virtud del protocolo 2 anexo a la Convención Universal sobre Derecho de Autor.

Trabalho e Família: Perspectivas Teóricas e Desafios Atuais - No campo de pesquisa focado no desenvolvimento adulto, surgiu um interesse em estudar as diferentes trajetórias de pessoas que estão estabelecendo suas vidas profissionais e formando uma família própria, uma vez que grande parte dos casais mais novos enfrenta demandas que podem causar níveis consideráveis de estresse.

Work–Life Balance Measures ofWorking Carers and Well-Being Satisfaction within Couple Relationships: The Result of an Italian Policy Looking through the Gender Lens -  Working carers deserve to receive more and more attention from welfare regimes and workplaces. Using the work–family interface approach, we analyzed the effects of the Family Audit workplace measures—an Italian work–life balance policy—on couple well-being.

Reportar erro