Observatório

 

O que é o Observatório Nacional da Família 

O Observatório Nacional da Família (ONF) é unidade de pesquisa integrante da estrutura da Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos que visa incentivar o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados à temática da família, tornando-se referência para elaboração de políticas públicas voltadas à família. Busca igualmente contribuir para subsidiar políticas familiares bem como o intercâmbio e a difusão do conhecimento científico sobre a família no Brasil e no mundo.

Principais Objetivos do ONF

Produzir conhecimento científico sobre família, sendo polo dinamizador de uma rede de investigadores nacionais e internacionais que se dedicam à investigação científica neste domínio, nas suas mais diversas vertentes temáticas.

Sistematizar dados e informação validada sobre a família e diversas problemáticas da vida social, a nível nacional e internacional criando e difundindo indicadores primários e secundários que sinalizem e retratem os desafios que se colocam à família no Brasil contemporâneo. 

Monitorar políticas públicas, programas e ações promovidos pela sociedade civil no domínio da família, através de estudos, relatórios e pareceres de experts ou que resultem de solicitações realizadas por agentes e instituições políticas, bem como por organizações cívicas e não governamentais. 

Divulgar produção científica sobre família para públicos mais vastos através de plataformas diversificadas.

Intervir nos grandes debates públicos sobre questões relativas à família.

Reportar erro