Planejamento Estratégico

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - MMFDH, publicou, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 2.467, de 6 de setembro de 2019 que institui o Programa Juntos pela Vida: Família e Direitos Humanos para o período 2019 – 2023.

O processo de elaboração do Planejamento Estratégico ocorreu de abril a agosto de 2019, dividido nas seguintes etapas: definição da Missão, Visão e Valores; construção da Cadeia de Valor, com a identificação dos Macroprocessos Finalísticos, Gerenciais e de Suporte, elaboração do Mapa Estratégico, com os objetivos em 3 perspectivas (Aprendizado e Crescimento; Processos Internos e Resultados para a Sociedade); definição de indicadores e metas, e a constituição do portfólio de projetos estratégicos.

Todas as unidades do ministério foram convidadas a participar das diversas etapas, e, ao final, os elementos do planejamento estratégico são resultado de uma construção coletiva. Os indicadores e projetos estratégicos terão seus resultados monitorados, avaliados, e, em caso de necessidade, revisados periodicamente. Essas informações servirão de parâmetro para a mensuração do atingimento dos objetivos declarados no mapa estratégico.

Cabe destacar que o MMFDH elaborou seu planejamento estratégico de forma integrada ao PPA 2020-2023, cujo programa 5034 - Proteção à vida, fortalecimento da família, promoção e defesa dos direitos humanos para todos é o seu representante. O Índice Direitos para Todos é o indicador do programa 5034 e será o instrumento que deverá permitir a mensuração do atingimento do seu objetivo (ampliar o acesso e o alcance das políticas de direitos, com foco no fortalecimento da família, por meio da melhoria da qualidade dos serviços de promoção e proteção da vida, desde a concepção, da mulher, da família e dos direitos humanos para todos), bem como contribuirá para a identificação de resultados para a perspectiva de Resultados para a Sociedade do nosso mapa estratégico.

Reportar erro