Notícias

Países de língua portuguesa discutem políticas públicas para pessoas com deficiência em Portugal

publicado: 29/07/2013 15h26, última modificação: 14/05/2018 23h30

O secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participa desde esta segunda-feira (04), em Lisboa, Portugal, da XXVI reunião ordinária de pontos focais de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O objetivo do evento, que segue até esta quarta-feira (6), é tratar da temática sobre as pessoas com deficiência. O evento acontece na sede da CPLP em Lisboa.

Com foco na elaboração de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência nos países lusófonos, representantes traçarão atividades, cronogramas e prioridades de interesse comum dos Estados membros para o segmento.

No encontro serão discutidos assuntos como capacitação e troca de experiências na área temática à luz da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e retomar a cooperação entre as nações para observar os projetos que poderão ser encaminhados a partir do ano de 2013.

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - A comunidade é integrada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. A CPLP foi estabelecida em julho de 1996, na I Conferência de Chefes de Estado e de Governo dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa (“Cimeira Constitutiva”). Na sequência de sua independência, em 2002, Timor-Leste tornou-se o oitavo Estado Membro da Comunidade.

Assessoria de Comunicação Social


 

Reportar erro