Notícias

MDH divulga dados sobre feminicídio

publicado: 13/08/2018 11h23, última modificação: 13/08/2018 12h00

O Ministério dos Direitos Humanos (MDH) divulgou o balanço do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, com dados referentes ao período de janeiro a julho de 2018. Gratuito, o serviço de utilidade pública é oferecido pelo MDH e funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados e fins de semana.

De janeiro a julho de 2018, o Ligue 180 registrou 27 feminicídios, 51 homicídios, 547 tentativas de feminicídios e 118 tentativas de homicídios. No mesmo período, os relatos de violência chegaram a 79.661, sendo os maiores números referentes à violência física (37.396) e violência psicológica (26.527).

Entre os relatos de violência, 63.116 foram classificados como violência doméstica. Os dados abrangem cárcere privado, esporte sem assédio, homicídio, tráfico de pessoas, tráfico internacional de pessoas, tráfico interno de pessoas e as violências física, moral, obstétrica, patrimonial, psicológica e sexual.

O ligue 180 recebe as denúncias de violência e, com serviço humanizado, acolhe e registra as manifestações, faz os encaminhamentos e dissemina informações sobre a Lei Maria da Penha, os Direitos da Mulher, seu amparo legal. O canal também esclarece sobre os tipos de violências, tais como violência física, doméstica, sexual, moral, patrimonial, obstétrica, no esporte, contra a mulher imigrante, emigrante e refugiada, cárcere privado e crimes cibernéticos. Assim, a ferramenta cumpre seu papel de difundir, encaminhar e acompanhar os trabalhos da Defensoria e Promotoria Pública, da rede de serviços no atendimento e acolhimentos disponíveis.

Neste contexto, o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, destaca que o Estado brasileiro, por meio de sua legislação nacional e os tratados internacionais ratificados, está comprometido com a temática dos direitos humanos e seu fortalecimento. “Nosso objetivo é possibilitar que todas as mulheres tenham acesso a serviços públicos de qualidade, com preservação da dignidade e garantia de direitos, de forma a reduzir os índices de violência contra as mulheres”, afirma.

O Ligue 180 é uma política pública que está disponível no Brasil e em mais 16 países – também pode ser acionado na Argentina, Bélgica, Espanha, EUA, França, Guiana Francesa e Inglesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela. Toda e qualquer violência contra a mulher pode ser registrada pelo número 180 ou pelo e-mail ligue180@spm.gov.br .

“O Ligue 180 se consolida como uma ferramenta acessível a todas as mulheres e sociedade em geral. Inteiramente gratuito, é um recurso que pode salvar vidas e possibilitar o fim de um ciclo de violências”, ressalta a secretária nacional de Políticas para Mulheres, Andreza Colatto.

Veja o detalhamento dos números registrados pelo Ligue 180:

 

Relatos de Violência por Tipo – Jan a jul de 2018

Cárcere privado                                       2.828

Esporte sem assédio                                3

Homicídio                                                994

Tráfico de pessoas                                   109

Tráfico internacional de pessoas             0

Tráfico interno de pessoas                       0

Violência física                                        37.396

Violência Moral                                       3.710

Violência Obstétrica                                 43

Violência Patrimonial                               1.580

Violência Psicológica                                26.527

Violência Sexual                                        6.471

Total                                                             79.661

 

Quantidade total de registros de Relato de Violência classificados como Violência Doméstica, por tipo de Violência – Jan a jul de 2018

Cárcere privado                                         2.396

Esporte sem assédio                                1

Homicídio                                                    878

Tráfico de pessoas                                    9

Tráfico internacional de pessoas          0

Tráfico interno de pessoas                     0

Violência física                                           33.835

Violência moral                                         2.490

Violência obstétrica                                 2

Violência patrimonial                               1.243

Violência psicológica                                18.615

Violência sexual                                         3.647

Total                                                             63.116

Reportar erro
registrado em: ,