Notícias

Declaração dos Direitos Humanos chega aos 70 anos em meio a desafios

publicado: 10/12/2018 11h08, última modificação: 10/12/2018 11h15
Declaração dos Direitos Humanos chega aos 70 anos em meio a desafios

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completa 70 anos neste dia 10 dezembro, em tempos de desafios crescentes, quando a discriminação e a violência ainda permanecem vivos, quando centenas de milhões de mulheres e homens são destituídos e privados de condições básicas de subsistência e de oportunidades.

Para o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, a DUDH representa um marco na história dos direitos humanos. Para ele, é importante marcar a data de aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, num momento de tantas atrocidades contra os direitos das pessoas em todo o mundo. “A ideia é a de que as pessoas nunca se esqueçam da importância da preservação dos direitos humanos”, disse.

Ao longo deste ano o MDH promoveu várias ações para frisar a importância dos artigos da DUDH. Na Esplanada dos Ministérios, vários painéis discorrem sobre os 30 artigos do documento.  Na Galeria dos Estados, em Brasília, um monumento em cerâmica elaborado em parceria com alunos de escolas do DF, e apoio do MDH e Unesco, ficará na história da cidade.  

CNMP lançamento -   “A música que todos deveriam saber a letra”. Com esse título, o Conselho Nacional do Ministério Público lança nesta segunda-feira, 10 de dezembro, um videoclipe em celebração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A campanha é uma iniciativa da Presidência do CNMP, com apoio da União Europeia. O lançamento será feito pela presidente do CNMP, Raquel Dodge, às 11h, no Plenário do órgão, em Brasília. O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha participa da solenidade.

Cantado pela rapper Karol Conka e com participação especial da cantora Daniela Mercury, o clipe pretende difundir os direitos humanos previstos na Declaração e torná-los amplamente conhecidos pela sociedade. A letra da música dá vida ao documento e traz os 30 artigos em versão musicada.

História - A DUDH foi adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948 e propunha ser uma norma comum a ser perseguida por todos os povos e nações como alicerce para o progresso com paz social.

E é guiado por este documento, que completa agora 70 anos, que o Ministério de Direitos Humanos tem atuado nas suas inúmeras demandas.

 Clique aqui e assista o vídeo dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Reportar erro
registrado em: ,