Notícias

MDH dá posse aos novos integrantes do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial (CNPIR)

publicado: 20/12/2018 17h00, última modificação: 20/12/2018 17h08

Dirigentes da atual e da nova gestão da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), se reuniram na tarde desta quarta-feira (19) para dar boas-vindas aos novos integrantes do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial (CNPIR). A reunião contou com as presenças dos conselheiros que estão no final de sua participação e de representantes da equipe de transição do governo eleito.

O resultado final dos indicados da Sociedade Civil para atuarem como Conselheiros e Suplentes do CNPIR no biênio 2019/2020 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), de 13 de dezembro de 2018.

Confira a lista

Os conselheiros foram recebidos pelo presidente e secretário nacional da Seppir, Juvenal Araújo, que em sua fala declarou sua satisfação em ter feito parte das principais decisões de promoção da igualdade racial no país. “O sucesso da IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a IV Conapir, e a agenda internacional com os países do Mercosul são alguns dos avanços que agradecemos, mesmo diante das diferenças ideológicas ou partidárias. O CNPIR foi plural “, destaca.

O secretário ressaltou, ainda, o papel do Conselho como órgão fundamental para o desenvolvimento das políticas de promoção da igualdade racial de forma efetiva e permanente. “Que os novos conselheiros tenham respeito com a entidade Seppir e a continuação do legado do CNPIR será mantida”, finaliza.

O secretário ddjunto da Seppir, Marcelo Gonçalves, também deu sua contribuição e afirmou que o CNPIR é um canal de participação social e apontamento de soluções por meio de políticas públicas. “Todos nós temos que lutar contra a intolerância religiosa, o racismo e a discriminação e proteger esse tecido social rico que é o patrimônio afro-brasileiro”, ressalta.

CNPIR

O CNPIR é um órgão colegiado, de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da Seppir. Sua principal missão é propor políticas de promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra e outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira. Além do combate ao racismo, tem por missão propor alternativas para a superação das desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural, ampliando, assim, os processos de controle social sobre as referidas políticas.

O Conselho é composto por representantes de organizações gerais do Movimento Social Negro; das comunidades tradicionais de matriz africana e terreiros; juventude negra; LGBT negro(a); mulheres negras; quilombolas negros(as); trabalhadores(as) negros(as); povos indígenas; comunidades cigana, judaica e árabe, além de representantes das temáticas de comunicação, educação, pesquisa, meio ambiente e saúde. 

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
Reportar erro