Notícias

Ministério celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

publicado: 03/12/2018 16h02, última modificação: 03/12/2018 16h20
Ministério celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Instituída pela ONU em 1992, a data tem o objetivo de conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; e celebrar as conquistas das pessoas com deficiência nos mais variados aspectos da vida. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.

Neste ano, o tema é “Capacitar as pessoas com deficiência e assegurar a inclusão e a igualdade”. Este tema centra-se na capacitação de pessoas com deficiência para o desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável, previsto na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Para o Ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, “a data é importante  para conscientizar a população de que as pessoas com deficiência devem ter seus direitos respeitados”, disse o Ministro .

Para o Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Pellegrini, a data serve para reconhecer os avanços na política nacional da pessoa com deficiência obtidas nesses últimos anos e, ao mesmo tempo. “Mais do que só comemorar, esse é um momento também para refletir, articular, inovar e construir novos caminhos para avançar ainda mais nas políticas públicas para as pessoas com deficiência”, concluiu o secretário.

Ações  - Muitos foram os avanços para o grupo nos últimos anos por meio da criação de normas, decretos e leis, como as regulamentações de artigos da Lei Brasileira de Inclusão - LBI, que dispõe, entre outros, sobre a obrigatoriedade de acessibilidade em hotéis, pousadas e similares; assentos preferenciais e espaços livres para pessoas com deficiência nos cinemas, teatros, casas de shows e estádios; a construção de unidades habitacionais com unidades adaptáveis, entre outros; a reserva às pessoas com deficiência no percentual de cargos em concursos públicos.

Outras conquistas a serem comemorada foi a autorização de saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço – FGTS para aquisição de próteses e órteses; a promulgação do Tratado de Marraqueche, que visa facilitar o acesso a obras literárias publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para ter acesso ao texto impresso.

Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva - Promovido pelo MDH em conjunto com o - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, o fórum irá reunir, entre os dias 3 e 5 de dezembro, especialistas na área de tecnologia assistiva com o objetivo de possibilitar o fortalecimento da indústria nacional e do atendimento das necessidades dos usuários de tecnologia assistiva. Já a II Mostra de P&D e Inovação em Tecnologia Assistiva, contará com 30 expositores que irão apresentar produtos capazes de dar mais autonomia, mobilidade e qualidade de vida as pessoas com deficiência.

Acesse aqui a programação completa

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents
Reportar erro
registrado em: ,