Notícias

Ministro dos Direitos Humanos cumpre agenda internacional

publicado: 08/07/2018 12h06, última modificação: 08/07/2018 12h06
Ministro Gustavo Rocha em reunião com Aloysio Nunes

Imagem: Arthur Max/MRE

O Ministro Gustavo Rocha encerrou agenda internacional em Chicago, Estados Unidos com importantes encaminhamentos no que se refere à situação das crianças brasileira migrantes amparadas em abrigos locais.

A visita resultou em levantamento mais apurado, preciso e individualizado da situação das crianças.

O aspecto jurídico foi ponto de destaque na agenda. O contato com advogada do National Immigrant Justice Center, instituição que tem prestado auxílio jurídico às crianças acolhidas, trouxe importantes contribuições no correto endereçamento da questão.

A atenção à situação jurídica dos pais detidos e o auxílio às famílias e parentes que podem obter a guarda das crianças e, com isso, retirá-las dos abrigos, foi ponto ressaltado pelo Ministro Gustavo Rocha durante a reunião com a rede consular brasileira nos Estados Unidos.

Outro desdobramento importante, a ser destacado, refere-se ao acionamento da Defensoria Pública da União para auxiliar na situação. A instituição conta com profissionais habilitados a atuar nos EUA e o auxílio será extremamente valoroso para abreviar a permanecia das crianças nos abrigos.

A temática migratória tem recebido atenção particular do Ministro Gustavo Rocha. Brevemente, o Ministro prosseguirá tal agenda em Nova Iorque e Washington, oportunidade em que abordará o assunto com autoridades das Nações Unidas, Organização dos Estados Americanos e visitará outros abrigos para crianças migrantes.

Reportar erro
registrado em: ,