Notícias

Conferência da ONU sobre Direitos da Pessoa com Deficiência segue até esta sexta-feira

publicado: 14/06/2018 00h00, última modificação: 14/06/2018 18h29
Durante a conferência estão previstos painéis, palestras, debates e reuniões bilaterais organizados por países, organizações internacionais e entidades da sociedade civil ligadas ao movimento das pessoas com deficiência
Conferência da ONU sobre Direitos da Pessoa com Deficiência segue até esta sexta-feira

Em seu discurso de abertura, o secretário-executivo do Ministério dos Direitos Humanos, Engels Muniz, ressaltou os avanços significativos do Brasil no que tange à promoção e garantia   dos direitos das pessoas com deficiência. “O encontro é muito valioso por tratar do intercâmbio de experiências e a aproximação entre cerca de 177 nações signatárias da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da qual o Brasil faz parte desde 2008.”

No primeiro dia do evento aconteceu a eleição de nove membros do Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que elegeu a deputada federal Mara Gabrilli. O Comitê é responsável pelo acompanhamento da aplicação da Convenção, sobretudo no que tange às medidas de promoção de direitos das pessoas com deficiência pelos países.

Ainda na terça-feira (12), ocorreu uma reunião bilateral com representantes da China para trocas de experiências e o início de uma profícua parceria. Na ocasião, o Brasil foi convidado a participar da maior reunião de tecnologia assistiva do mundo em Beijing, em outubro. Estiveram presentes no encontro, o Secretário-executivo do Ministério dos Direitos Humanos, Engels Muniz, como chefe da delegação, a Diretora na Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Telecomunicações, Sônia Costa, e o Coordenador-Geral de Acompanhamento de Programas, Projetos e Convênios da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anderson Sant'Anna.

Reportar erro
registrado em: ,