Notícias

Ministro faz nova visita a Boa Vista para verificar situação dos migrantes venezuelanos

publicado: 21/06/2018 16h31, última modificação: 21/06/2018 16h32
Visita ao abrigo Nova Canaã

O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, participou nesta quinta-feira (21) de comitiva presidencial a Boa Vista, para avaliar o acolhimento aos refugiados venezuelanos em Roraima. A agenda incluiu uma inspeção no abrigo Nova Canaã, que recebe parte dos imigrantes na capital do estado.

Em Boa Vista, o presidente Michel Temer sancionou a lei que dispõe sobre medidas de assistência emergencial aos imigrantes em situação de vulnerabilidade. A lei decorre da Medida Provisória 820, editada após a primeira visita do ano a Roraima, em fevereiro. Entre outras medidas, a lei institui o comitê interministerial de assistência emergencial e determina as três frentes de atuação do governo: ordenamento de fronteira, acolhimento de venezuelanos em abrigos e na interiorização, que é o auxílio na transferência de imigrantes que querem viver em outros Estados.

"Promover uma recepção adequada aos migrantes que passam por uma situação tão complexa é uma pauta de direitos humanos. O Brasil está se organizando para receber bem essas pessoas, que necessitam de todo o apoio. Esta operação é delicada, mas dedicamos todo o nosso esforço para estas medidas."

Durante a viagem, o presidente Michel Temer avaliou as providências tomadas para promover a assistência humanitária, além de garantir as condições de vida da população local. Entre as medidas anunciadas está o lançamento da obra de um novo centro de radiologia no Hospital Geral de Roraima, que será concluído e disponibilizado em 2019.

Histórico

Esta é a quarta viagem do ministro Gustavo Rocha a Boa Vista para acompanhar a situação dos migrantes. Em junho, ele participou da visita de avaliação do Posto de Triagem Ampliado. Após viagem no mês de março, o ministro articulou a publicação de uma medida provisória que liberou R$ 190 milhões para ações de emergência no estado.

Reportar erro
registrado em: