Notícias

Ministro Gustavo Rocha participa de reunião com vice-presidente dos EUA, Mike Pence

publicado: 26/06/2018 19h49, última modificação: 26/06/2018 19h49

O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, participou nesta terça-feira (26) de reunião com o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence. Na oportunidade, o governo brasileiro expressou preocupação com as crianças brasileiras que foram detidas e separadas dos pais ao tentar entrar irregularmente em território americano.

Após o almoço com vice-presidente americano, o presidente Michel Temer reforçou a importância do assunto: "[É uma] questão extremamente sensível para a sociedade e o governo brasileiros. Pedi, por isso mesmo, sua especial atenção para assegurar a rápida reunião das famílias”, explicou. Ele afirmou que o governo pode contribuir no auxílio ao transporte das crianças de volta ao Brasil, caso seja a escolha das famílias.

"Separar as crianças de suas famílias pode acarretar graves problemas de saúde e de desenvolvimento. Por isso, precisamos saber com precisão a situação das crianças e encontrar soluções para retirá-las da condição de violação em que se encontram", defende o ministro Gustavo Rocha.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que pelo menos 51 crianças brasileiras estão separadas dos pais em abrigos nos EUA. Mike Pence garantiu que a cooperação entre os governos neste assunto continua: "Estamos trabalhando para reunir as famílias, inclusive as famílias brasileiras. Vamos continuar trabalhando", afirmou.

(Com informações do Planalto)

Reportar erro