Notícias

PNEC_DH tem catálogo de cursos a distância para promoção de Direitos Humanos

publicado: 26/06/2018 15h25, última modificação: 26/06/2018 16h00
Lançamento do Plano Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos

O Ministério dos Direitos Humanos lançou nesta terça-feira (26) o Programa Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos(PNEC_DH). A proposta consiste em cursos à distância sobre variadas temáticas em direitos humanos, disponíveis gratuitamente pela plataforma da Escola Virtual de Governo para todos os públicos. “No ano em que comemoramos os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promover a educação e reflexão sobre o que são os direitos humanos e como promovê-los é nossa missão fundamental. Inspirados na Declaração, podemos espalhar uma melhor compreensão e capacitar gestores por políticas públicas mais efetivas”, afirma o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha.

Inscrições: Escola Virtual de Governo

Durante o lançamento, o Secretário Nacional de Cidadania, Herbert Barros, destacou que a principal estratégia desta política de educação é reforçar a universalidade dos direitos humanos e o que significa garantir que eles estejam a serviço de todas as pessoas.

A diretora de Educação em Direitos Humanos, Juciara Rodrigues, defendeu a escolha de uma plataforma de educação à distância, um estilo de ensino que já alcança mais de 16 milhões de brasileiros. Ela destacou, ainda, a transversalidade da educação como proposta de promoção de direitos humanos, para produzir mudança positiva em todas as áreas tratadas pelo Ministério.

Primeiros cursos

Três cursos inauguram o PNEC_DH e já estão disponíveis para inscrições. O módulo "Educação em Direitos Humanos", com 30 horas-aula, trata de aspectos históricos, tratados internacionais, políticas públicas brasileiras e o atual status da Educação em Direitos Humanos no País. O curso "Direitos Humanos: Uma Declaração Universal", com 20 horas-aula, celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e analisa a importância do documento, seu conteúdo e as garantias fundamentais que ele estabelece. Já o curso "Promoção e Defesa dos Direitos LGBT", com 30 horas-aula, trata da promoção e defesa dos principais direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, como direitos ao corpo e saúde, educação, trabalho e renda, além dos fundamentos da identidade de gênero e orientação afetivo-sexual.

Em uma segunda etapa, serão disponibilizados também os módulos "Promoção dos Direitos para a População em Situação de Rua", "Formação de Conselheiros em Direitos Humanos” e “Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa”

Reportar erro