Notícias

Governo lança nova plataforma de serviços digitais

publicado: 23/05/2018 00h00, última modificação: 23/05/2018 11h17
O portal do MDH ganhará recursos de acessibilidade, com cores e fontes em contraste; tradução do texto para Língua Brasileira de Sinais (Libras)

O presidente Michel Temer lança nesta quarta-feira (23), às 16h, a nova plataforma de serviços digitais do governo. A reformulação do Portal de Serviços (servicos.gov.br) faz parte de uma série de ações para modernizar o Estado e simplificar a vida do cidadão.

 

No evento, será lançado também o portal do Ministério dos Direitos Humanos, primeiro dos ministérios a construir seu website na nova Identidade Digital de Governo (IDG). O novo site do Governo do Brasil estará integrado ao Portal de Serviços, proporcionando navegação cruzada entre notícias e serviços. Já o portal do MDH ganhará recursos de acessibilidade, com cores e fontes em contraste; tradução do texto para Língua Brasileira de Sinais (Libras); possibilidade de ouvir o texto e ampliar letras.

 

O novo portal tem uma interface mais acessível e intuitiva, com um mecanismo de busca para facilitar a navegação. O site possui indicadores com monitores de qualidade e avaliação dos serviços.

 

A digitalização e a simplificação de serviços são iniciativas do programa Brasil Eficiente, que teve início em março de 2017. O objetivo é promover a desburocratização e a melhoria do atendimento ao cidadão e às empresas, contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios no País.

 

Atualmente, o portal registra 1.748 serviços prestados pelo Governo Federal, dos quais 31,6% já estão completamente digitalizados. O site permitirá o acesso a todos estes com um login único.

 

Pela internet, o cidadão pode, por exemplo, consultar extrato, agendar perícias e encaminhar documentos para o INSS. Isso vai permitir a redução de custos, reduzir a burocracia e melhorar o atendimento.

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) também digitalizou serviços. O aplicativo DigiSUS fornece o histórico de atendimento do usuário na rede pública, medicamentos e vacinas.

 

Para facilitar a procura por emprego, foi lançado o SineFácil, aplicativo que cruza informações de quem oferece vagas com quem está em busca de trabalho.

 

O governo também trabalhou na transformação digital para melhorar o ambiente de negócios.

 

Está em implantação neste ano o eSocial para empresas, o que simplifica o pagamento de obrigações trabalhistas e previdenciárias. Já está em funcionamento o módulo voltado para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões ao ano. No segundo semestre deste ano, será estendido para as demais.

 

Até 15 de maio, 12.504 empresas passaram a utilizar o sistema do eSocial, correspondendo a quase 12 milhões de trabalhadores já cadastrados. A partir de julho, será concluída a primeira etapa da implementação do sistema, com a substituição da Guia de Informações à Previdência Social (GFIP).

 

Nova identidade digital


No evento, Temer também lançará a nova Identidade Digital do Governo (IDG) em quatro novas páginas: Governo do Brasil, Palácio do Planalto, Portal de Serviços e Ministério dos Direitos Humanos.

Reportar erro
registrado em: