Notícias

Artigo 20°: Toda pessoa tem direito de reunir-se pacificamente

publicado: 04/12/2018 11h57, última modificação: 04/12/2018 11h57
Artigo 20°: Toda pessoa tem direito de reunir-se pacificamente

O 20º artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) diz que “Toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas. E, ainda, afirma que ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação”. Esta é mais uma premissa fundamental do documento que completa 70 anos dia 10 de dezembro de 2018.

Para frisar os dizeres da DUDH, os prédios da Esplanada dos Ministérios ganharam painéis com cada um dos 30 artigos do documento universal. A iniciativa é dos Ministérios dos Direitos Humanos (MDH) que desenvolveu uma série de ações neste ano de 2018 para lembrar a importância do documento.  

E a capital do país, Brasília, ficará marcada para sempre com uma obra de arte monumental, no centro da capital, na Galeria dos Estados, com os 30 artigos da DUDH, já inaugurada no final do mês de novembro. A obra, perene, foi realizada por iniciativa do MDH, em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), com o apoio da Associação Inscrire, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), PNUD e embaixadas.

O monumento foi elaborado com a participação de centenas de alunos de duas escolas públicas do DF que pintaram os azulejos que compõem o painel. Todas as pinturas são alusivas à DUDH.

Outra iniciativa é a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos que acontece desde o dia 15 de novembro e prossegue até 16 de dezembro em todas as capitais do país. A Mostra traz como tema os 70 anos da DUDH.

Clique aqui e assista o vídeo dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Reportar erro
registrado em: ,