Notícias

Crianças e adolescentes sul americanos participam de encontro no Rio de Janeiro

publicado: 20/11/2018 10h55, última modificação: 20/11/2018 10h55
Crianças e adolescentes sul americanos participam de encontro no Rio de Janeiro

Mais de 180 crianças e adolescentes do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai se reuniram no Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 18 de novembro, para falar sobre as ações desenvolvidas em seus países para garantir que eles possam participar como protagonistas na formulação de políticas públicas. O evento foi organizado no Brasil pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH), Fórum Nacional de Defesa das Crianças e Adolescentes, pela Articulação Nacional dos Centros de Defesa das Crianças e Adolescentes (AMCED) e pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH).

O objetivo foi fortalecer as ações de participação de crianças e adolescente a nível sub-regional, reunindo representantes das coalizões nacionais da REDLAMYC - Rede Latinoamericana e Caribenha de Defesa de Crianças e Adolescentes.

Os participantes do evento construíram uma linha temporal para visibilizar os espaços de incidência onde participam crianças e adolescentes, consensuar os principais temas que consideram prioritários e gerar um plano de ação.

O encontro contou com a  participação da Escola de Samba Estácio de Sá que, de forma lúdica e cultural, apoiou os jovens a encontrar formas de comunicar suas propostas e soluções para os maiores problemas que enfrentam na atualidade . A sub-região Sul tem desafios comuns que afetam as crianças e adolescentes como combater a pobreza, a violência, a desigualdade, a falta de moradia e saneamento básico, os homicídios, crianças e adolescentes em situação de rua , trabalho infantil , abuso e exploração sexual entre outros.  

Reportar erro
registrado em: ,