Notícias

MDH participa de reunião do Instituto Interamericano de Crianças e Adolescentes

publicado: 04/10/2018 09h55, última modificação: 04/10/2018 09h59
MDH participa de reunião do Instituto Interamericano de Crianças e Adolescentes

O Ministério dos Direitos Humanos (MDH) esteve presente na 93°Reunião Ordinária do Conselho Diretor do Instituto Interamericano de Crianças e Adolescentes (IIN), que ocorreu esta semana no Panamá. O encontro reuniu entre os dias 2 e 3 de outubro as autoridades nacionais na temática de crianças e adolescentes dos 24 países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA). O MDH foi representado pela chefe de gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Gutenara Martins Araújo.

O Conselho Diretor do IIN é um espaço de diálogo que busca contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que garantam a promoção, proteção e exercício dos direitos das crianças e adolescentes. Um dos assuntos debatidos nas mesas temáticas foi a definição de estratégias para garantir o direito a participação de crianças e adolescentes nas instâncias de implementação de políticas públicas voltadas para esse público. Os participantes do evento também se preocuparam em discutir políticas de proteção e promoção de direitos na primeira infância, enfrentamento e prevenção a violências e criação de sistemas nacionais de proteção integral.

Durante a reunião, foram abordados ainda diversos temas de gestão e de ordem técnica do IIN-OEA, dentre os quais destacam-se: a apresentação do Relatório da Direção-Geral, correspondente ao Período 2015-2018; a eleição do Presidente e Vice-Presidente do Conselho para o período de 2018-2020;  programas propostos para o XXII Congresso Pan-americano de Crianças e Adolescentes e para III Fórum Pan-americano de Crianças e Adolescentes das Américas a serem realizados em 2019.

Reportar erro
registrado em: ,