Notícias

MDH participa de reunião para adequação das metas da agenda 2030 da ONU, no Brasil

publicado: 05/09/2018 17h48, última modificação: 05/09/2018 17h48
MDH participa de reunião para adequação das metas da agenda 2030 da ONU, no Brasil

O Ministério dos Direitos Humanos (MDH) participou, por meio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), da apresentação do Relatório Nacional de Adequação das Metas da Agenda 2030, que se baseia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião aconteceu no Palácio do Planalto na manhã desta quarta-feira (5).

De acordo com a secretária nacional de Políticas para Mulheres, Andreza Colatto, no evento  foi destacada como pauta transversal o objetivo 5, que trata do empoderamento de mulheres e meninas. “O encontro foi uma excelente oportunidade para reforçar a importância de se trabalhar de forma coletiva, para o alcance das metas do milênio”, afirmou a secretária.

O Objetivo 5 trata de acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte e de eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.

A construção do relatório envolveu 75 órgãos públicos e mais de 600 especialistas e técnicos governamentais, que participaram dos debates e enviaram sugestões incorporadas às metas nacionais. O material será aberto à consulta pública e deve ser apreciado ainda pela Comissão Nacional dos ODS e pelo Presidente da República.

As metas constantes nesta proposta do governo brasileiro permitirão ao país alcançar um patamar de desenvolvimento sustentável em 2030, norteando a construção dos planos plurianuais e de políticas públicas nos três níveis: federal, estadual e municipal.

A reunião oportunizou ainda a articulação de uma reunião específica entre a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres e a Secretaria Nacional de Articulação Social para tratar da pauta das mulheres, que deve ocorrer ainda  neste mês.

O evento no Palácio do Planalto foi promovido pela Secretaria de Governo (SEGOV) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Reportar erro
registrado em: ,