Notícias

Ministério celebra o Dia Internacional dos Ciganos

publicado: 08/04/2019 08h00, última modificação: 08/04/2019 09h35
Ministério celebra o Dia Internacional dos Ciganos

O Dia Internacional dos Ciganos é comemorado nesta segunda-feira (08). Na data, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), destaca a importância de dar visibilidade à cultura e história dos povos ciganos, além de combater o preconceito e a discriminação contra essas comunidades.

A secretária Sandra Terena destaca que “este governo tem o compromisso em acabar com a invisibilidade social dos grupos étnico-raciais”. Ela garante ainda que “este é um novo momento para que o povo cigano tenha voz e protagonismo”. O entendimento da Seppir é de que o Estado tem o dever de garantir que os ciganos usufruam plenamente de todos os direitos trazidos pela Constituição Federal.

Para o diretor do Departamento de Promoção da Igualdade Racial para Povos e Comunidades Tradicionais (DECOM/Seppir), Pedro Pontual, o dia 08 de abril é celebrado internacionalmente como um marco na luta dos povos ciganos pelo respeito às suas culturas e legado. "Nada mais adequado utilizarmos esse dia para reforçar a importância dessa luta, e dar a ela visibilidade para que não esmoreça”.

A data

Esta data foi institucionalizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), quando foi realizado, em 1971, em Orpington (Inglaterra), o primeiro encontro internacional de ciganos, chamado I Congresso Mundial Romani.

Reportar erro