Notícias

Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável é destaque entre as ações dos 100 dias de governo

publicado: 12/04/2019 19h44, última modificação: 12/04/2019 23h40

Durante evento no qual os oito secretários do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) apresentaram as ações realizadas durante os 100 dias de governo, o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, destacou o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável. “Esse programa é a inserção da Pessoa Idosa no mundo digital, na área da educação financeira, dos direitos, da saúde, da mobilidade física, integrando a Pessoa Idosa na família, na comunidade, preservando sua autonomia e seu protagonismo”, considerou na manhã desta sexta-feira (12), em Brasília.

“Nesse sentido, é essencial o estabelecimento de parcerias, pois os recursos estão escassos. Ressalto que esse programa trabalha com o voluntariado, o custo inclui apenas a doação de equipamentos”, disse o secretário. Ele informou, ainda, que o Governo Federal apoiará os municípios que aderirem ao programa disponibilizando um kit, que é composto por oito computadores, oito webcams, uma impressora e um projetor de imagem.

"Já inauguramos o primeiro Programa Viver no Brasil, que foi aqui em Brasília, em parceria com o Governo do Distrito Federal, com o Programa Universidade do Envelhecer e com a Central Judicial do Idoso. No próximo dia 23 de abril, vamos inaugurar as unidades de Betim/MG e Formiga, no dia 25 de abril, a de Balneário Camboriú/SC, e no início de maio, será a vez da inauguração da unidade em Parnamirim/RN”, completou.

Segundo o secretário Antonio Costa, para o ano de 2019 a pretensão é implantar no mínimo 100 unidades do programa em municípios do Brasil. “A proposta é avançar para que este seja um programa prioritário, porque a população idosa não pode esperar mais”.

O titular da SNDPI acrescentou, ainda, que "além dessas conquistas, a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa entregou 17 kits para prefeitos, a fim de equipar os Conselhos da Pessoa Idosa pelo Brasil, e lançou o primeiro documentário da pessoa idosa indígena, intitulado O Índio Velho: memória ancestral”.

Assista o vídeo de inauguração do primeiro Programa Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável do Brasil:

 

 

Veja o vídeo de lançamento do documentário “O Índio Velho: memória ancestral”: 

Reportar erro