Notícias

Aviso de Pauta: Ministério entrega veículos a conselhos tutelares do interior paulista

publicado: 07/08/2019 16h59, última modificação: 07/08/2019 19h03

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, estará em Campinas/SP nesta quinta-feira (08) para a entrega de quatro veículos e kits de equipagem para um dos conselhos tutelares da cidade e para as cidades de Guarulhos, Águas de Lindóia e Votorantim, todas do interior paulista.

Na data, a ministra também vai participar da audiência “As Políticas Públicas de Fortalecimento da Mulher e o Fortalecimento dos Conselhos Tutelares”, a ser realizada na Câmara Municipal de Campinas. Na ocasião, ela falará sobre as políticas públicas de proteção à mulher e o fortalecimento dos conselhos tutelares.

Entregas

Cada kit custou cerca de R$ 120 mil, recurso disponibilizado por meio de emendas parlamentares, que foram convidados a participarem da cerimônia, junto a outras autoridades municipais.

A ação é parte do programa de fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente, promovido pela Pasta desde o início do ano. Segundo levantamento do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), nos primeiros seis meses deste ano foram registradas 780 denúncias com vítimas crianças e adolescentes nos quatro municípios, que resultaram em 1.447 violações. Destas, a maior parte referente à negligência (590) e violências psicológica (361), física (309) e sexual (99).

Em 2018, as denúncias chegaram a 1.424, sendo 676 apenas no primeiro semestre. No total do ano, foram registradas 2.930 violações – os maiores índices alusivos à negligência (1.132) e violências psicológicas (781), física (671) e sexual (187).

“Os números demonstram a necessidade de equipagem, para que possamos dar condições aos conselheiros, para que trabalhem em defesa de nossas crianças”, afirma a ministra.

Além dos carros serão entregues para cada conselho cinco computadores, uma impressora, um refrigerador, um bebedouro, uma cadeira para automóvel para transporte de crianças e uma TV smart.

Com a entrega desta quinta-feira o Ministério soma 256 veículos e 3,8 mil computadores para mais de 700 conselhos tutelares em todo o país. A última entrega ocorreu em 25 de julho, em São José do Rio Preto, para os municípios de Altair, Assis, Guapiaçu Pirassununga e Neves Paulistas.

Ainda no âmbito da Pasta, a ministra Damares Alves assinou um acordo de cooperação técnica com os governos do Amazonas, Santa Catarina e Rondônia, para implementar o Programa Criança Protegida e aprimorar o atendimento e assistência a jovens que tiveram direitos violados.

SERVIÇO:

Audiência pública “As Políticas Públicas de Fortalecimento da Mulher”
Horário: 14h
Local: Câmara Municipal de Campinas

Entrega de quatro veículos e kits de equipagem
Horário: 17h
Local: Concessionária Le Mans Campinas, localizada na avenida José de Souza Campos, nº 2156, Bairro Nova Campinas, Campinas/SP

Informações: Flávio Gusmão, chefe da Assessoria de Comunicação do MMFDH – (61) 99379-7625

Reportar erro