Notícias

Capacitações em prol da igualdade racial são realizadas no Sul do Brasil

publicado: 30/08/2019 12h48, última modificação: 30/08/2019 12h48
Capacitações

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) promoveu, nestas quarta e quinta-feira (28 e 29), mais dois cursos de capacitação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O primeiro, em âmbito municipal, foi realizado em Itajaí/SC. O segundo, em âmbito estadual, ocorreu na capital do Paraná, Curitiba. As atividades são uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR/MMFDH), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Agenda no Sul

A titular da SNPIR, Sandra Terena, iniciou sua viagem à Região Sul no dia 27 de agosto (terça-feira), por Florianópolis/SC. Ela visitou a Prefeitura da capital catarinense no intuito de articular políticas de promoção da igualdade racial (políticas de PIR), além de se reunir com a secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Maria Elisa da Silveira de Caro.

No dia 28 (quarta-feira), a secretária se deslocou para Itajaí, onde participou da abertura do curso do Sinapir, além de se reunir com o prefeito, Volnei Morastoni, e com representantes do Conselho Municipal de Igualdade Racial. No mesmo dia, Terena esteve em Joinville e se reuniu com o prefeito do município, Udo Dohler.

Em sua última agenda marcada, no dia 29 (quinta-feira), a secretária da SNPIR prestigiou o curso de capacitação do Sinapir direcionado ao estado do Paraná e realizado em Curitiba. “Segundo dados do IBGE, o Paraná é o estado do sul do país onde a população afrodescendente está presente em maior número. Por isso, é muito importante que gestores de políticas de promoção da igualdade racial e sociedade civil estejam preparados para trabalhar as políticas necessárias à essa população”, enfatizou.

Terena também falou sobre a receptividade da Região Sul com as pautas da SNPIR. “Tanto em Florianópolis, quanto em Itajaí e Joinville, os diálogos que tivemos com os entes federados e com os gestores dos órgãos de PIR foram muito bons. Pudemos ver que os municípios e estados estão muito parceiros, muito dispostos a trabalhar as políticas de igualdade racial juntamente conosco. Ouvi as demandas dos conselheiros do estado e mostramos que este Governo está aberto aos diálogos, que as políticas serão mantidas e que estamos cumprindo a determinação do presidente Jair Bolsonaro e da ministra Damares Alves, que é "menos Brasília e mais Brasil", para que possamos, de fato, alcançar as comunidades que estão na ponta”, afirmou.

Sinapir

A secretária falou sobre a importância da capacitação promovida pelo Sistema. “É sempre uma satisfação participar desse processo de capacitação do Sinapir. Esse sistema é fundamental para que estados e municípios possam trabalhar efetivamente a promoção da igualdade étnico-racial. Quase todos os estados brasileiros já aderiram ao Sinapir e, para essa política avançar, é fundamental sensibilizarmos os gestores. Nesse sentido, queremos pactuar essa política com os municípios", disse.

O Sinapir é um instrumento fundamental para a institucionalização e implementação das políticas de promoção da igualdade étnico-racial. Para participar, é necessário que estados e municípios façam a adesão ao Sinapir, garantindo, assim, acesso prioritário às iniciativas do governo federal.

Reportar erro