Notícias

Disque 100 e Ligue 180: Edital visa contratar empresa para ampliação dos canais de denúncia

publicado: 23/08/2019 19h28, última modificação: 23/08/2019 19h46

Por meio de Aviso de Licitação publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) reafirmou o compromisso de unificar as centrais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. A proposta consiste na contratação de empresa especializada com a finalidade de ampliar os canais para chats, WhatsApp e redes sociais, além de uma inovação – videochamadas por Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas com deficiência. O serviço abrange o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher).

“Desta forma, nós estamos entregando para o Brasil uma verdadeira Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. Não seremos apenas um canal de denúncia, mas também de busca de respostas e de entrega de soluções em que todos serão ouvidos. Neste governo, ninguém ficará para trás”, ressalta a ministra Damares Alves.

Para o ouvidor Fernando César Ferreira, a unificação do banco de dados de denúncias permite melhor atuação dos órgãos responsáveis. “Agora podemos dizer que a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos vai ouvir todas as pessoas, direitos humanos para todos”, destaca.

Denúncia

A Ouvidoria tem a competência de receber, examinar e encaminhar denúncias e reclamações, além de atuar na resolução de tensões e conflitos sociais que envolvam violações de direitos humanos.

Entre as ações dos 200 dias de governo, o setor publicou edital de licitação para unificar as centrais de atendimento do Disque 100 e Ligue 180 e reduziu o tempo de resposta ao cidadão (e-OUV, cartas, e-mail) de quatro meses para menos de 10 dias, além de implementar a ampliação para 100% do feedback dos órgãos parceiros quanto ao encaminhamento das denúncias.

O órgão também divulgou a redução do tempo de atendimento na central do Disque 100 de 60 minutos para menos de 20 segundos.

Download: Acesse o Aviso de Licitação

Assista o vídeo abaixo: 

Reportar erro