Notícias

Espaço 4.0: Chapecó receberá programa que capacita juventude local

publicado: 13/08/2019 17h08, última modificação: 13/08/2019 17h08

No último dia 29 de julho, a secretária nacional da Juventude, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Jayana Nicaretta da Silva, esteve em Chapecó, Santa Catarina, para assinar o Plano de Trabalho do Espaço 4.0, programa que será implantado no município em 2020. O documento prevê todas as ações a serem desenvolvidas pelo órgão federal e pela prefeitura local para a sua implementação efetiva.

O programa será oferecido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), e tem como objetivo promover o protagonismo da juventude local por meio de capacitação profissional. Em forma de contêiner, a iniciativa pretende, também, contribuir na formação social, política, acadêmica, profissional e cidadã dos jovens do município.

A titular da juventude foi recebida pelo prefeito do município Luciano Buligon, que afirmou estar extremamente feliz com a ida do grandioso programa à capital catarinense do turismo de negócios. “É uma honra poder receber o Espaço 4.0 para que possamos, juntos, contribuir no desenvolvimento do empreendedorismo, criatividade, espírito crítico, sociabilização, liderança, autonomia e a responsabilidade dos jovens chapecoenses”, disse.

Juventude em pauta

Na ocasião, a secretária Jayana destacou a importância da ação para a juventude local. “Dentro de uma possível área de alta vulnerabilidade social, vamos implementar este equipamento público para aumentar as perspectivas dos jovens no ingresso ao mercado de trabalho. Com isso pretendemos, também, reduzir ao máximo a exposição à criminalidade e dependência química”.

Para ela, preservar a integridade física e moral de mulheres, ter um espaço com acessibilidade para pessoas com deficiência e proporcionar qualidade de vida e inclusão digital, também são prioridade para a Pasta. “Fazemos parte do Ministério que cuida dos direitos das mulheres, da família e dos jovens. Por isso, precisamos dar voz e conhecimento àqueles que até então estavam inalcançáveis. Este programa chega com essa missão”, completou a secretária.

Após a assinatura do documento, a secretária, acompanhada do prefeito e da secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baltissera, seguiu para o bairro de São Pedro, área de alta vulnerabilidade social, segundo o Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ). Por lá, as autoridades foram apresentadas à dois possíveis locais para a instalação do Espaço 4.0

Saiba mais

O programa Espaço 4.0 é uma iniciativa do MMFDH por meio da SNJ que se dará no âmbito da Agenda 4.0, baseada na 4ª Revolução Industrial. Ela leva em consideração os desafios e oportunidades da revolução através da capacitação profissional, acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que sejam capazes de aumentar a empregabilidade dos jovens no atual mercado de trabalho.

O Espaço 4.0 será oferecido à municípios com alta vulnerabilidade social e juvenil em forma de contêiner, em dois modelos diferentes. O Governo Federal será responsável pela doação do contêiner com todos os equipamentos tecnológicos (computadores, notebooks, impressoras 3D, tablets, smart tvs e kits de ferramentas), assim como do mobiliário interno, e também disponibilizará orientações aos beneficiários.

Os municípios conveniados deverão viabilizar um local apto a ser mantido o espaço; fornecer acesso à internet, energia e água; fornecer, também, a segurança de todos os bens móveis doados; disponibilizar servidor a ser capacitado a manejar e ensinar a forma de utilização dos equipamentos; providenciar a manutenção e adequação dos aparelhos, mobiliário e do contêiner em si; selecionar os jovens que poderão participar do programa, de preferência os hipossuficientes; elaborar relatório semestral sobre as atividades mantidas no local; e manter a finalidade pública dos bens doados, em prol da capacitação da juventude local.

Reportar erro