Notícias

Abertas as inscrições para o “I Seminário de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável”

publicado: 26/08/2019 19h55, última modificação: 26/08/2019 20h19
Boas práticas de envelhecimento

Com o objetivo de compartilhar experiências, a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), promove o “I Seminário de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável”. O evento, que terá a participação de representantes de estados, municípios e Distrito Federal, será realizado no dia 04 de outubro, das 8h30 às 18h, em Brasília. As inscrições são limitadas e estarão disponíveis até o dia 30 de setembro.

O evento faz referência ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, por ocasião da Assembleia Geral das Nações Unidas. O momento visa fortalecer a sensibilização e a mobilização da família, comunidade, sociedade civil e Poder Público para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa no Brasil e no mundo.

Segundo o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, a proposta é abordar os pilares da estrutura política de envelhecimento ativo – participação, saúde e segurança, mediante o compartilhamento de experiências e de boas práticas em envelhecimento ativo e saudável. “Nossa missão é gerir e fomentar políticas para o efetivo cumprimento do Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/2003 – e da Política Nacional do Idoso”, considerou.

As iniciativas da SNDI vêm ao encontro do que determina o Estatuto do Idoso. De acordo com o disposto no art. 9º, “é obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade”.

Acesse o link de inscrição

Reportar erro