Notícias

Ministério lança Programa Estação Juventude 2.0 em Campo Grande/MS

publicado: 02/08/2019 19h04, última modificação: 02/08/2019 19h04
Juventude

Foto: André Costa/Divulgação.

A secretária nacional da Juventude, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Jayana Nicaretta da Silva, esteve em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (1º), onde participou da inauguração do Programa Estação Juventude 2.0. Na ocasião, a gestora também assinou convênio com o município para criação de espaços de convivência e inclusão para os jovens.

Uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ/MMFDH), o Programa visa apresentar aos jovens de 15 a 29 anos as possibilidades de fortalecimento de seus direitos, mediante atividades desenvolvidas no local, como oficinas de empreendedorismo, saúde e educação.

Agenda

Em sua primeira agenda na capital do estado, a secretária foi recebida pelo prefeito Marquinhos Trad. Eles discutiram o atual cenário social e as possíveis ações a serem desenvolvidas em prol da juventude. Ao abordar os problemas enfrentado pelos jovens, a saúde mental foi citada como um dos principais pontos a serem tratados. “Com dimensões nacionais, essa é uma prioridade dentro do governo federal”, explicou Jayana.

Na oportunidade, a secretária enfatizou a importância dos municípios na implementação de políticas públicas, “sendo fundamental o fortalecimento dos laços com os gestores locais para uma ação efetiva que alcance resultados juntos aos jovens”, afirmou. Na reunião também estiveram presentes o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Antônio Cézar Lacerda Alves, o subsecretário de Políticas para Juventude, Maicon Nogueira, e o subsecretário de Políticas para a Juventude do Governo Estadual, Ian Leal.

Prosseguindo com a programação, a secretária foi ao Parque Florestal Antônio de Albuquerque conhecer a sede do Estação Juventude 2.0 em Campo Grande. No local serão desenvolvidas oficinas que abordarão aulas teóricas e práticas, proporcionando conhecimento e técnica sobre danças urbanas, Muay Thai, Jiu-Jitsu e noções de administração.

Solenidade

O último compromisso foi na Câmara Municipal de Campo Grande, onde foi comemorado os 120 anos da capital sul-mato-grossense com o evento “Juntos pela Juventude”, organizado pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Subsecretaria de Políticas para a Juventude.

Na ocasião, foi assinado convênio com o objetivo de criar espaços de convivência e inclusão como parques, praças e centros culturais, para combater a violência sofrida por jovens de áreas vulneráveis. Além dos espaços equipados com instrumentos e pessoal capacitado, serão oferecidos cursos, oficinas, capacitações e muito mais.  

Na solenidade, o prefeito Marquinhos Trad destacou a preocupação do governo em criar oportunidades. “Com o Programa Estação Juventude nosso objetivo é proporcionar, aos jovens, ações que contribuam com o desenvolvimento físico, psicológico e social, ampliando habilidades que melhorem a qualidade de vida”, declarou.

Em seu discurso, a secretária parabenizou os trabalhos desenvolvidos no município. “Fico muito feliz em ver que o governo estadual e municipal investem na juventude e estão dispostos a trabalhar em parceria com a SNJ para desenvolver políticas públicas que atendam os jovens que mais precisam”, pontuou.

Na cerimônia também foram entregues 80 certificados aos jovens que concluíram os cursos oferecidos pela Subsecretaria de Políticas para Juventude, além da realização de homenagem aos professores e palestrantes, cuja contribuição nos cursos foi reconhecida.

Reportar erro