Notícias

MMFDH entrega veículo para Conselho de Igualdade Racial em Barretos/SP

publicado: 09/08/2019 17h03, última modificação: 09/08/2019 17h08
MMFDH entrega veículo para Conselho de Igualdade Racial em Barretos/SP

Foto: Willian Meira - MMFDH

Nesta sexta-feira (09), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) entregou um veículo para o Conselho de Igualdade Racial de Barretos, no interior de São Paulo. Com a participação da ministra Damares Alves, o evento também teve a presença da titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR/MMFDH), Sandra Terena.

O veículo entregue provém de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Sílvio Torres. A cerimônia foi realizada na Rua Primavera, n° 480, bairro Santa Izabel – Projeto Esperança e Vida.

Na oportunidade, a ministra citou a importância de promover políticas públicas para os povos tradicionais, incluindo quilombolas, indígenas, ciganos, pescadores artesanais, caiçaras, quebradeiras de coco, ribeirinhos. “Não vamos deixar ninguém para trás, especialmente os povos tradicionais. Para além da igualdade, é necessário promover o desenvolvimento. Todos eles precisam ser alcançados com políticas públicas para essa nação”.

Em seguida, Damares ressaltou que a proposta do Governo Federal consiste em dar visibilidade a segmentos até estão esquecidos pelas políticas públicas. “É isso o que viemos fazer. Viemos dizer que neste governo não haverá nenhum direito a menos. Vamos lutar pela garantia de direitos e fortalecimento dos conselhos”, completou.

Durante o evento, a ministra citou, ainda, canais de denúncia para o combate à violência contra mulheres, crianças e idosos, como o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher), ambos oferecidos pelo MMFDH.

Ações

Para a secretária Sandra Terena, a entrega do veículo representa um momento histórico. “Estamos voltados para trabalhar para aqueles povos que sempre foram invisibilizados. Este é um novo tempo, que está ressurgindo com a esperança de nossa população. Este é um trabalho que cabe a todos nós. Vamos unir nossas forças como governo, sociedade e iniciativa privada para que juntos possamos, de fato, oferecer um serviço efetivo. As políticas públicas devem alcançar todos os segmentos da nossa população.”

A secretária também lembrou a importância de os municípios aderirem ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). “Barretos faz parte do Sinapir. Por isso, além de ser beneficiado com essa emenda parlamentar, o município tem acesso preferencial aos recursos do Governo Federal e participação em projetos exclusivos fomentados pela SNPIR. Quase todos os estados brasileiros já aderiram ao Sistema, mas queremos avançar também em nível municipal”, concluiu Terena.

Saiba como seu estado ou município pode aderir ao Sinapir

Agenda

Na data, a ministra visitou o Hospital de Amor de Barretos para conhecer os projetos desenvolvidos no amparo a pessoas com câncer, bem como o acolhimento dos familiares envolvidos no processo de tratamento dos pacientes.

Reportar erro