Notícias

Semana Nacional da Juventude tem início com celebração em Ceilândia/DF

publicado: 12/08/2019 18h38, última modificação: 12/08/2019 18h41
Semana da Juventude

A Semana Nacional da Juventude teve início neste sábado (10), com a celebração do Dia Internacional da Juventude. O evento foi realizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), no Centro de Juventude de Ceilândia, Distrito Federal.

Com a participação da comunidade local, a comemoração do Dia foi marcada pela valorização do jovem. No evento foram emitidas carteirinhas da ID Jovem, programa que permite aos jovens de 15 a 29 anos, de renda familiar de até dois salários mínimos, o pagamento de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos e o uso gratuito do transporte interestadual.

Na ocasião, a secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, acompanhada do deputado federal Rodrigo Delmasso e do secretário da Juventude do GDF, Léo Bijos, anunciou Ceilândia como um dos locais que será contemplado com o projeto piloto do Programa Espaço 4.0. “Essa iniciativa deseja criar oportunidades para os que mais precisam, através da capacitação baseada nas novas tecnologias, aumentando as chances de os jovens entrarem no mercado de trabalho”, explicou.

A celebração contou ainda com oficinas de beleza, na qual os presentes puderam cortar o cabelo, fazer as unhas e a sobrancelha. A Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher, ônibus adaptado e equipado com salas de atendimento e estrutura para o acolhimento de mulheres, também esteve no local com uma equipe da Secretaria de Estado da Mulher do DF, além da unidade móvel de TI do Senai-DF, que ofertou cursos gratuitos aos jovens presentes.

Entre as apresentações culturais, estiveram um grupo de Hip Hop com alunos do Centro de Juventude Estrutural e teatro com os alunos do Centro de Juventude de Ceilândia, além das apresentações de caratê e jiu jitsu, com crianças do Sol Nascente. Outra atividade desenvolvida com os participantes foi a Capoterapia, terapia alternativa que atua, em parceria com a Secretaria de Justiça, na sensibilização, formação integral e emancipação de adolescentes e jovens.

Estatuto da Juventude

Os seis anos de Estatuto da Juventude também foram comemorados no evento, com a entrega de exemplares produzidos pela SNJ. Sancionado no dia 5 de agosto de 2018, o Estatuto assegura os direitos dos jovens de 15 a 29 anos, além de promover a inserção social, política e cultural desse segmento.

Reportar erro