Notícias

Secretária da SNJ palestra na Assembleia Geral do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina

publicado: 26/08/2019 12h52, última modificação: 26/08/2019 12h55
Assembleia

A secretária nacional da Juventude, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Jayana Nicaretta da Silva, participou, na última sexta-feira (23), da 165ª Assembleia Geral do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc). O evento foi realizado em Içara e contou com palestras, painéis e visitas técnicas. O propósito consiste em transmitir experiências, estabelecer contatos e gerar negócios. O encontro ocorre uma vez por mês em algum município do estado, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e networking (rede de contatos profissionais) entre os associados.

Em sua participação, a titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) destacou que a principal solução para retomada do crescimento econômico do Brasil é o fomento do empreendedorismo e da mão de obra qualificada. Para ela, muito se fala em uma geração responsável pelo que está acontecendo com o país. “O Brasil espera do jovem, que é totalmente responsável pelo que será entregue para a próxima geração”, avaliou.

Na ocasião, Jayana também apresentou os programas do Governo Federal para a juventude, como o Espaço 4.0, Inova Jovem e o curso de gestão financeira, disponível no formato EAD. “Todos os nossos esforços estão voltados para a capacitação e profissionalização do jovem e na garantia da empregabilidade dessa parcela da população”, acrescentou. Os organizadores do evento entregaram, ainda, uma carta de intenções com o objetivo de ajudar as ações realizadas pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ).

O coordenador de relações institucionais da SNJ, Lucas Dalló, ressaltou a importância do cenário atual para melhorar a comunicação com os jovens brasileiros e informá-los de ferramentas úteis no processo de consolidação no mercado de trabalho. Para ele, é uma vontade ver que a juventude não tem medo de arriscar, errar, enfrentar e tentar. “Se por um acaso as pessoas chegaram em algum lugar é porque tentaram. Que não tenham medo de empreender, ir para o mercado de trabalho. Não se frustrem com o erro. Que saiam mais fortalecidos e com uma capacidade melhor de aproveitar a vida”, afirmou.

Agenda institucional

A titular da juventude aproveitou sua estadia em Santa Catarina para visitar locais como a Faculdade SATC - Educação, Tecnologia e Inovação e o Bairro da Juventude, que desenvolve cursos técnicos e oficinas. A secretária também participou de uma reunião na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), cuja pauta foi inovação para a pasta de juventude.

Reportar erro