Notícias

SNJ participa de sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Juventude

publicado: 12/08/2019 19h01, última modificação: 12/08/2019 19h01
Sessão solene

A titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Jayana Nicaretta da Silva, participou de sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Juventude, celebrado nesta segunda-feira (12). A atividade foi realizada no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados.

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, a data tem como objetivo incentivar debates sobre temas relacionados à juventude, além de promover a conscientização dos jovens sobre o seu papel de destaque na sociedade e na construção de um futuro melhor.

Na ocasião, a secretária fez uma exposição das principais ações desenvolvidas pela SNJ nos primeiros 200 dias de gestão. “Estamos focados em capacitar e incentivar a independência financeira do jovem. Para isso, abrimos mais de 160 turmas do programa de empreendedorismo Inova Jovem, com mais de cinco mil alunos atendidos no Brasil todo”, afirmou. Ela falou também do Espaço 4.0, programa que tem o objetivo de “aumentar as perspectivas dos jovens no ingresso no mercado de trabalho, através de capacitação baseada nas novas tecnologias”, explicou.

Jayana citou, ainda, as reformas e leis aprovadas pelo governo federal em busca da valorização e garantia dos direitos dos jovens, como a reforma do Ensino Médio e a lei de notificação compulsória nos casos de automutilação e suicídio, “que proporcionará dados para uma ação mais afetiva do governo no combate à violência autoprovocada, que afeta tantos jovens no país”, finalizou.

Solenidade

A solenidade teve sua abertura com a execução do Hino Nacional interpretado pelo Dueto da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, sob a regência do tenente Bernardo e do subtenente Ademir. Em seguida, o deputado Júlio César destacou que sua missão é enfatizar a importância da juventude no desenvolvimento social. “Minha bandeira sempre foi garantir e lutar pelos direitos dos jovens, pois eles são a voz e a força de transformação, por isso meu compromisso é consolidar as reivindicações desse segmento”, declarou.

O 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira, também apontou a importância da juventude na construção de uma sociedade justa. “Os jovens fazem nossa atuação ser mais próxima da realidade do nosso povo, além de trazerem vigor e ideias para a construção de políticas públicas que atendam à população”, disse.

Compuseram também a mesa de abertura um dos requerentes da solenidade, o deputado Ossesio Silva, além do secretário de estado de Juventude do Distrito Federal, Léo Bijos, a representante da sociedade civil Naiara de Assis Gresta, do Conselho Nacional de Juventude e da Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal, o coordenador Nacional do PRB Juventude Republicana e presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Renato Junqueira, e o coordenador distrital da Força Jovem Universal, Dayvid Windson.

Reportar erro