Notícias

Ministra Damares se reúne com lideranças indígenas

publicado: 17/01/2019 16h18, última modificação: 17/01/2019 18h21
Lideranças indígenas

Na manhã desta quinta-feira (17), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, recebeu diferentes lideranças indígenas.

Estiveram presentes o cacique Arnaldo Tsereowé (xavante), Delfim A’Édzané Wa’óré (kaiapó), Bepo Kaiapó, Edmar Mitú Tse Therenkaza (líder Xavante), Nara Munduruku, além da secretária nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena.

Durante o encontro foram abordadas diferentes questões relativas aos povos indígenas. Além de cada líder falar sobre a situação de sua etnia, trouxeram demandas para o Ministério.

Convidada pelas lideranças para visitar as aldeias, ela ressaltou o pedido do presidente Jair Bolsonaro de dar visibilidade às comunidades tradicionais, no caso as indígenas, sem a necessidade de intermediação das ONGs.

Damares Alves lembrou que seu primeiro ato à frente do Ministério foi suspender um contrato de R$ 44,9 milhões da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ela garantiu que o dinheiro será usado para outras ações. A ministra lembrou também que existe uma proposta de assegurar um prédio próprio para a FUNAI em Brasília, economizando cerca de R$ 13,5 milhões anuais, que atualmente são usadas para aluguéis.

Para facilitar a interlocução, Damares destacou que visitará pessoalmente diferentes aldeias e terras demarcadas ao longo do ano.

O gabinete informa que as visitas ao Ministério são realizadas mediante agendamento. E-mail: agenda.gab@mdh.gov.br .

Reportar erro