Notícias

Na Câmara dos Deputados, MMFDH apresenta ações e projetos voltados à juventude

publicado: 09/07/2019 16h00, última modificação: 09/07/2019 16h01
Projetos

Na manhã desta terça-feira (09), a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), realizou evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, visando apresentar projetos de inclusão social, tecnológica e profissional do jovem. Com a participação da ministra Damares Alves, a atividade também teve a presença de parlamentares de diversos estados do país.

Na oportunidade, a ministra destacou o bônus demográfico em que o Brasil se encontra atualmente. “Nós nunca tivemos tantos jovens como hoje, por isso precisamos com urgência estabelecer políticas públicas de verdade e trabalhar para alcançar os jovens que nunca foram alcançados”, afirmou.

Em seguida, a secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, expôs as motivações para a construção de projetos que invistam na capacitação do jovem. “Ao viajar pelo Brasil para conhecer as diferentes realidades, percebi que a dificuldade dos nossos jovens são as mesmas – emprego, oportunidade e falta de expectativa”, relatou.

Na mesa de abertura também estiveram presentes o secretário executivo do MMFDH, Sérgio Carazza, a deputada federal Bia Kicis, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Juventude, Julio Cesar Ribeiro, e o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Edglei Alexandre.

Ações

Durante o evento, Jayana ressaltou a importância da inserção do jovem no mercado de trabalho. “Como forma de oferecer alternativas, a SNJ desenvolveu o Espaço 4.0, programa cujo objetivo é proporcionar acesso aos recursos tecnológicos necessários para potencializar as habilidades e competências técnicas dos jovens”, explicou.

Outro programa apresentado foi o Empreenda Jovem, dividido em urbano e rural, que auxiliará jovens a desenvolverem seu pequeno negócio, com a ajuda de profissionais para a formulação de um plano estratégico.

Ao final da solenidade, os deputados e senadores presentes comprometeram-se a investir e fortalecer as políticas públicas para a juventude brasileira, em conjunto com a SNJ.

Reportar erro